O Centec entregou certificados de conclusão da formação, em parceria pioneira entre o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
Com carga horária de 80 horas, o curso foi realizado por meio da Gled International Education e contou com aulas presenciais e online, com o objetivo de desenvolver a proficiência das alunas no idioma em conversação, na compreensão oral e escrita e na leitura.
“Sem dúvidas serão oferecidos mais cursos e projetos que ajudarão a pôr em prática tudo o que vocês aprenderam aqui sobre valores e qualificação profissional. Parabéns ao sistema prisional e a toda a equipe que constrói essa logística de funcionamento. Espero que vocês possam se solidarizar umas com as outras e possam reivindicar mais ações que ajudem a humanizar cada vez mais esse espaço. Como uma das internas falou: agarrem as oportunidades”, incentivou o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena.
Segundo Luciana, esse apoio mútuo entre as internas foi fundamental no andamento do curso. “Algumas colegas tiveram dificuldade e até quiseram desistir, mas as incentivei e mostrei o valor no mercado de trabalho de ter a língua inglesa no currículo. Graças a Deus conseguimos finalizar com sucesso. Só tenho que agradecer ao sistema prisional por nos proporcionar tantas capacitações e, principalmente, por acreditar no nosso potencial de transformação.”
O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, ratificou a visão de Luciana e parabenizou o empenho das internas. “Com mais esse curso, quando voltarem à sociedade, vocês terão mais essa ferramenta para ingressarem capacitadas no mercado de trabalho e mudarem de vida. O inglês é um diferencial importante no currículo atualmente. Aproveitem essa oportunidade.”
Os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) são realizados por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).