O fato: O consumo dos brasileiros nos supermercados registrou um aumento acumulado de 2,52% nos primeiros nove meses de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta quinta-feira (31).
Em setembro, o consumo teve uma elevação de 0,95% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No entanto, em comparação a agosto de 2024, houve uma queda de 1,3%. Essa diminuição é atribuída ao “efeito calendário”, uma vez que agosto teve um dia extra de final de semana e incluiu o Dia dos Pais, fatores que normalmente aumentam o consumo.
Contexto: A Abras aponta que, em setembro, o consumo foi beneficiado por uma série de repasses do governo federal, incluindo R$ 14,14 bilhões para o programa Bolsa Família, atingindo 20,71 milhões de beneficiários; R$ 1,03 bilhão de restituição do Imposto de Renda para mais de 511 mil contribuintes; e R$ 2,7 bilhões liberados em Requisições de Pequeno Valor (RPVs) para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Detalhes: Para os próximos meses, a Abras projeta um aumento no consumo devido ao pagamento do décimo terceiro salário dos trabalhadores formais, os lotes residuais de restituição do Imposto de Renda, além de parcelas mensais do Bolsa Família e bimensais do Auxílio-Gás. Também está previsto o resgate de R$ 228,6 milhões em abono salarial referente ao PIS/Pasep para mais de 247 mil trabalhadores que ainda não sacaram o benefício.