Fecomércio estima movimentação de R$ 448 milhões em Fortaleza durante o natal

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Freepik

O comércio de Fortaleza deve faturar R$ 448 milhões durante o período de natal. É que revela a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio-CE.

Em comparação com o mesmo levantamento realizado em 2022, percebe-se um crescimento de 7,7% no potencial de consumo, resultado que confirma a melhora da confiança do consumidor, já relatada em outras pesquisas da Fecomércio, indicando um aquecimento da atividade neste final de ano, fato reforçado pela intenção de compra de presentes, revelada por 45,8% dos entrevistados, destacando um clima favorável para as atividades comerciais natalinas.

O valor reafirma a data comemorativa como a mais importante para o comércio, movimentando segmentos relevantes para a atividade varejista, como vestuário, brinquedos, calçados, supermercados e perfumaria.

 

Tal clima é reforçado pela disposição de compra, já que 60,1% dos consumidores planejam adquirir pelo menos três presentes, indicando um desejo significativo de expressar afeto e trocar presentes com amigos e familiares. Esse aspecto ressalta a importância do Natal como uma época de generosidade e compartilhamento. Os produtos mais citados na intenção de compra foram:

Artigos de vestuário e acessórios, com 64,3% de intenção de consumo; Brinquedos, com 37,1%; Cosméticos e itens de perfumaria, com 21,2%; Calçados, cintos e bolsas, com 17,5%; Chocolates, doces e bombons, com 12,4%; Cestas natalinas, com 6,7%; Joias e relógios, com 5,4%.

Além dos presentes, a intenção de comemoração é alta, com 75,2% dos entrevistados planejando celebrar a data. Notavelmente, a grande maioria (91,7%) pretende realizar as celebrações em casa, com parentes ou amigos. Isso sugere uma forte valorização do ambiente familiar durante as festividades, abrindo oportunidades para negócios relacionados a decoração e alimentos para celebrações caseiras.

Quanto aos aspectos financeiros, o gasto médio projetado para compras e comemorações é de R$ 527, indicando uma disposição considerável para investir em uma celebração especial. A preferência de pagamento à vista, escolhido por 54,7% dos entrevistados, reflete uma abordagem mais conservadora, enquanto 41,7% optam pelo cartão de crédito, indicando uma disposição para parcelamento ou aproveitamento de benefícios associados.

Os locais de compra preferidos incluem shopping centers (39,4%), centros comerciais (28,6%), lojas de rua (25,4%) e supermercados (21,1%). Esta diversidade sugere a importância de estratégias de marketing específicas para diferentes tipos de estabelecimentos e localizações.

Quanto às datas de compra, a maioria (45,8%) não tem um dia específico em mente. No entanto, os sábados (28,5%) surgem como preferidos, seguidos por sexta-feira (13,3%) e domingo (8,2%). Essa informação pode orientar estratégias de promoção e eventos de vendas aos finais de semanas, quando o comércio deverá experimentar maior movimentação.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

Conselho Nacional das ZPEs aprova cinco data centers de R$ 583 bilhões e consolida Ceará como Green Digital Hub do Atlântico Sul

Governador do Rio elogia “coragem e determinação” de Elmano após ação que matou sete faccionados em Canindé

No Focus Colloquium, a Política das conveniências: entre a força e o cálculo

Powershoring: o Nordeste no centro da nova revolução industrial

André Fernandes reafrima aval de Bolsonaro para aproximação com Ciro Gomes

Lula e Trump: O encontro que parecia impossível

Ciro volta ao PSDB; Tasso dá missão dupla e oposição mostra força e busca cola para justificar as diferenças

Ciro retorna ao ninho tucano: ao lado de Tasso, mas com o PSDB longe de ser o que já foi

TRF de Recife proíbe cobrança de “pedágio” na Vila de Jeri

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

MAIS LIDAS DO DIA

Apple condenada a pagar US$ 634 milhões à Masimo por patente de smartwatch

A liturgia politica do “7 de setembro”; por Paulo Elpídio de Menezes Neto