
O tradicional Polo de Moda José Avelino, um dos principais centros populares de compras de Fortaleza, receberá um conjunto de ações para se tornar ainda mais competitivo e atrativo para visitantes. O anúncio feito nesta terça-feira destaca iniciativas que vão desde a capacitação de empreendedores até a implementação de serviços de coleta seletiva de materiais recicláveis, limpeza e sinalização do espaço.
Iniciativas para melhoria do polo de moda
O Polo de Moda José Avelino, conhecido pela ampla variedade de comércios de roupas a preços acessíveis, especialmente moda feminina, atrai compradores de todo o Brasil, incluindo revendedores. Com o objetivo de aumentar ainda mais o fluxo de visitantes, a Prefeitura de Fortaleza anunciou a implementação do serviço Reciclo para coleta de materiais recicláveis, a limpeza geral do local após o horário de encerramento e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as vendas de produtos. Além disso, o polo receberá uma Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico, oferecendo serviços aos trabalhadores e empreendedores, além de novas placas sinalizando o espaço como “Polo de Compras”.
A partir de agosto, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizará a Unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico, que mensalmente percorrerá os bairros da cidade. Com atendimento programado para a Rua José Avelino de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no estacionamento do Mercado Central, a unidade oferecerá serviços de formalização de negócios, capacitações, consultorias, orientação profissional e acesso a crédito, entre outros.

Parte importante do plano de melhorias inclui a coleta seletiva realizada por agentes do projeto Reciclo, que atuarão no entorno com triciclos. Em conjunto com os Ecopontos, esses agentes garantirão que os materiais recicláveis sejam reaproveitados e reutilizados. A limpeza e a higienização do local serão reforçadas, e haverá um trabalho de conscientização dos lojistas sobre a correta separação dos materiais sólidos. “A nossa ideia é ter um ou dois catadores do Reciclo exclusivos para a José Avelino, rodando e pedindo para os lojistas os recicláveis deles”, explica Isabela Castro, coordenadora da Secretaria de Conservação do Município de Fortaleza.
Incentivo ao turismo de compras
As ações também visam promover o turismo de compras, atraindo visitantes de outras cidades e estados, especialmente do Nordeste. Assis Cavalcante, presidente da CDL, ressalta a importância do apoio ao Polo de Moda: “Nós achamos por bem nos movimentar nesse sentido de buscar dar realmente todo o apoio para que a José Avelino e o entorno voltem a ser o que eram antes, bem movimentados, bem intensos, inclusive explorando o turismo de compras, que é muito importante nesse processo da José Avelino.”
Dados do Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza, mostram que entre novembro e dezembro do ano passado, quase 80 mil pessoas visitaram a região, sendo que 79,2% tinham como principal motivação a realização de compras. No período pesquisado, o gasto médio com compras nos estabelecimentos foi de R$ 4.737,26, enquanto o gasto total diário ficou em uma média de R$ 1.785,42.







