Covid-19: Unimed Fortaleza começa utilizar capacete Elmo no tratamento de pacientes

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Unimed Fortaleza é o primeiro hospital privado do Ceará a utilizar capacete Elmo no tratamento de pacientes com Covid-19. Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

O Hospital Unimed Fortaleza recebeu, de uma parceria com Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) 20 capacetes Elmo – dispositivo de respiração artificial não invasivo – para tratamento de pacientes com Covid-19. O Unimed Fortaleza é o primeiro hospital privado do Ceará a utilizar o equipamento, que, até o momento, já beneficiou 14 pacientes no tratamento contra o novo coronavírus.

“Com esse equipamento, podemos prevenir o procedimento de intubação de intubação e todos os seus efeitos para o paciente. A pandemia nos trouxe muitos desafios, mas oportunizou também a junção de forças e, neste sentido, destaco a presença da FIEC, por meio do doutor Ricardo Cavalcante e também do doutor Marcelo Alcântara – idealizador do dispositivo – que muito têm contribuído para que possamos cada vez mais alcançar nossa missão que é cuidar com excelência da saúde das pessoas”, disse Débora Arnaud, coordenadora do serviço de Fisioterapia do Hospital Unimed Fortaleza.

Ao todo, 20 capacetes foram disponibilizados por meio de parceria com a FIEC. Foto: Divulgação.tament

O capacete Elmo oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas ao mesmo tempo em que oferta uma quantidade de oxigênio em níveis elevados. Dessa forma, além de melhorar o quadro respiratório do paciente, o mecanismo permite ser utilizado fora de leitos de UTI, ser também desinfectado e reutilizado. Outro diferencial do equipamento é que seu custo é bem inferior aos valores investidos em respiradores mecânicos e mais seguro também para os profissionais de saúde que o manuseiam, já que, como o capacete é vedado, não permite a propagação do vírus.

O doutor e professor de Pneumologia da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Alcântara, afirma que o dispositivo é uma alternativa fundamental para o tratamento dos pacientes que se enquadrarem em diagnósticos de doenças respiratórias e deve ser a solução para a diminuição da necessidade de intubação, evitando internações em UTI, além de garantir a segurança dos profissionais da saúde. “É de extrema importância que os hospitais passem a aderir essa inovação como o capacete Elmo, por todos os benefícios que o mecanismo oportuniza aos nossos pacientes e profissionais da saúde; um método não invasivo e que gera bastante conforto a quem dele precisa”, destacou.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

MAIS LIDAS DO DIA

Exportações do Ceará avançam 49,3% em janeiro e déficit comercial tem queda

Ceará encerra 2025 com 49 mil novos empregos formais

Pesquisa Opinião mostra Elmano na liderança para 2026 e aponta empate técnico com Ciro em possível 2º turno

Prefeitura de Fortaleza concede reajuste de 4,76% a servidores e anuncia retomada de anuênios

Justiça julgou 42 casos de feminicídio por dia em 2025, aponta CNJ

Luiz Gastão é eleito 1º vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara