Por Fábio Campos
fabiocampos@focuspoder.com.br
Desde o início da pandemia, o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, tem usado os seus curtos, objetivos, transparentes e didáticos vídeos para expor o quadro de internações por Covid-19 nas unidades da instituição que comanda. As falas de Leite se tornaram uma referência tanto para os cidadãos quanto para o próprio setor público, que, informalmente, utiliza a situação da Unimed como parâmetro.
A coisa não está nada boa e com tendência certa de piora. Em seu vídeo desta terça-feira, Elias Leite mostrou a escalada de internações tanto nas enfermarias quanto nas UTIs do sistema Unimed Fortaleza. Na segunda-feira, havia 518 pacientes internados com Covid. Em 24 horas, mais 28 pessoas foram internadas. Ou seja, já eram 546 até a hora em que o vídeo foi publicado. “Uma subida bem considerável, infelizmente”, disse. Na UTI, a quantidade saiu de 175 para 186.
Elias Leite chamou a atenção para o seguinte fato: até à meia noite de segunda-feira, Hospital da Unimed atendeu 335 pacientes com suspeita de Covid. “O segundo maior número desde que a pandemia começou”. Entre a meia noite de segunda-feira e meio-dia desta terça-feira, nada mais nada menos do que 45 novas internações contra 19 altas só na principal unidade da Unimed. Ou seja, entra no hospital o dobro de pacientes que estão saindo.
Os números são indicadores de uma obviedade: as coisas ainda vão piorar muito antes que comecem a melhorar.
Veja o vídeo de Elias Leite







