
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nessa quinta-feira, 13, após reunião com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) que ainda não recebeu o pedido de autorização para estudos clínicos de vacina contra a COVID-19.
De acordo com a Anvisa, os representantes do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) da universidade receberam orientações sobre os requisitos necessários e as normas regulatórias para a instrução do Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM).
“O desenvolvimento clínico da vacina tem por base a utilização do vírus atenuado da bronquite infecciosa aviária, já utilizado como formulação vacinal contra essa doença. Trata-se de um produto veterinário, ainda não usado por humanos. As informações apresentadas até o momento referem-se a testes realizados em animais (camundongos). Os investigadores estão desenvolvendo os testes iniciais para subsidiar o futuro uso do produto em estudo clínico Fase 1, isto é, primeiro uso em humanos”, afirma a Anvisa.
Na última terça-feira, 11, o governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou que o Estado havia dado entrada com o processo para aprovação junto à Anvisa para início de testes com humanos. Após o posicionamento da agência, Governo e universidade ainda não se pronunciaram.