IFCE vence novamente competição promovida pela chinesa Huawei

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Equipe do IFCE durantre a premiação no ICT: mais uma vez, a vitória foi na categoria “Rede”. Imagem: Divulgação/IFCE

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

A etapa final do ICT Competition Brasil 2021, evento de tecnologia promovido pela gigante chinesa Huawei, teve como uma das vencedoras a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). No caso, a vitória foi na categoria Rede (Network). Na outra categoria, denominada Nuvem (Cloud), a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foi a vencedora.

Durante dois dias, o evento realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel reuniu estudantes de 12 instituições de ensino, que passaram por avaliações escritas e práticas, divididas nessas duas áreas de conhecimento tecnológico: Nuvem e Rede. “Todos vocês já são vencedores e eu torço por todos. Tenho certeza de que essa oportunidade irá alavancar a carreira de vocês”, disse Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil.

A competição de conhecimento focada em infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação ainda contemplou os segundos e terceiros colocados de cada categoria. Em Nuvem, o segundo lugar ficou com os alunos da Universidade Federal de Alagoas, seguida da Universidade Federal do Ceará (UFC), terceira colocada. Na categoria Rede, a Universidade Federal de Roraima ficou em segundo e a Universidade Estadual de Alagoas, em terceiro.

Com a vitória, o IFCE e o IFPB se classificam para disputar a final regional América Latina da competição, que será em 2022, no México, e vale vaga na grande final internacional, que vai ocorrer na China no final do ano que vem.

É o segundo ano seguido que a equipe do IFCE vence a competição. Além de ganhar a etapa nacional em 2020, a instituição também teve primeiro lugar na etapa sul-americana deste ano, e terceiro na final mundial. Em 2020, a equipe do IFPB composta por Weslley Santos, Mariana Barros e Edson Luiz foi a campeã da final global na China, na categoria Nuvem (Cloud).

Assim como eles, os alunos da equipe deste ano, Luana Barros, Gabriel Gutierrez e Marcos Ugolino, também fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Polo de Inovação do Instituto e seus laboratórios credenciados que, em parcerias com empresas como a Huawei, tem possibilitado a capacitação de centenas de estudantes.

Os seguidos resultados positivos mostram a qualidade do ensino e da pesquisa do IFCE na área da tecnologia. Iniciativa da Huawei para estimular a formação de talentos, o ICT Competition foi criado em 2015 e fornece aos alunos uma plataforma para estudo, troca de ideias, aprimoramento de  conhecimentos em TIC e práticas com objetivo de encorajar o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas.

“A Huawei atua em diversas frentes educacionais para promover a empregabilidade e o desenvolvimento do país por meio da capacitação do capital humano e preza pelo desenvolvimento constante de grandes talentos desse setor, especialmente neste momento em que a demanda por profissionais de TIC só cresce”,  destacou o diretor.

O evento ocorre anualmente em todo o mundo e, no Brasil, participaram das seletivas estudantes de mais de 90 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho. “Por meio do programa ICT Academy já treinamos mais de 36 mil alunos e professores de mais de 90 universidades em todas as regiões do país, queremos treinar mais 40 mil até 2025. Nosso programa ICT Academy não para nos treinamentos. Ele vai até a ponta com parcerias para promover a empregabilidade”, explicou Zitnick.

A próxima etapa, com instituições de toda a América Latina, acontece em 2022, no México, ainda sem data específica definida. Vencedores passam à final mundial, que ocorre no segundo semestre de 2022, na China.

 

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PPP do Esgoto no Ceará: R$ 7 bilhões para universalizar saneamento em 127 cidades

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

MAIS LIDAS DO DIA

O playboy assassino: A pedagogia do mal; Por Walter Pinto Filho

Ceará lidera crescimento do turismo no Nordeste com alta de 7,3% em 12 meses, aponta IBGE

Feira da Indústria terá energia 100% renovável e compensação total das emissões de carbono

Do voto, das unas, dos algoritmos e da democracia; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

A política de segurança, a lógica do crime e os gigolôs da violência

Super-Dino contra os penduricalhos: ministro proíbe leis que criam marajás

Três conversas ouvidas na rua; Por Angela Barros Leal

Escola de samba é rebaixada no Carnaval do Rio após desfile em homenagem a Lula

Superávit dos estados cai ao menor nível desde 2014 com avanço de despesas e perda de fôlego do ICMS