Os bastidores da disputada eleição do quinto constitucional na OAB-CE

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Sede da OABCE, em Fortaleza (Ce). Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Toda eleição é marcada pelo critério da inclusão de um ou mais candidatos preferidos, ou seja, o foco principal é depositar o maior número de votos possíveis em um dos candidatos ou mais com a finalidade de serem ungidos por seus eleitores ou pares de categoria.

Na votação dos (as) candidatos (as) advogados (as) ocorrida durante todo o dia de ontem, 10, para comporem as duas listas sêxtuplas na disputa das duas vagas de desembargador pelo quinto constitucional no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), teve um acréscimo que foi a adoção do critério da exclusão de concorrentes com potencial para a briga de voto na Corte da justiça cearense e que ocorrerá na segunda fase do processo de escolha. Ao todo, 27 nomes disputavam os votos dos 44 conselheiros estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará.

O jogo foi jogado e dentro das regras da instituição, divulgada por uma Resolução elaborada e votada pelo Conselho estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará. No caso, duas listas foram formadas no intuito de elencar os seis nomes mais votados para cada uma delas, totalizando 12 profissionais do direito. O início da sessão foi marcada pela leitura do voto sobre o pedido de impugnação de um dos candidatos, advogado André Costa, que foi rejeitado quase que por aclamação do colégio de conselheiros da OABCE, tendo um conselheiro apenas deixado de votar contra ou a favor.

Antes da votação dos conselheiros, cada candidato teve um tempo para fazer a sua apresentação e responder três perguntas sorteadas pela comissão da eleição do quinto constitucional da OABCE. Após esse trâmite, cada membro do Conselho Estadual da OAB cearense votou em 6 dos 27 nomes listados para a disputa das cadeiras no mais alto posto da magistratura alencarina.  O voto de cada conselheiro é independente, mas para quem acompanhou a apuração tanto presencialmente como virtualmente por meio do canal YouTube da entidade, constatou uma grande coincidência entre os que receberam votos na primeira e na segunda lista, assim como os que não foram votados nas duas listas de forma separadamente.

Um exemplo, o candidato mais votado da lista nº 2 não recebeu nenhum voto durante a votação da primeira lista. Com isso, os votantes (conselheiros estaduais) garantiram o primeiro colocado dos dois nomes nas duas listas. Outra curiosidade é que, os mesmo candidatos foram votados quase que de forma unânime nas mesmas posições nas duas cédulas de votação.  Mas enfim, cada candidato ou candidata teve o mesmo tempo para trabalhar a sua candidatura e como na vida, a política de classe também faz parte da categoria da advocacia cearense.

Focus apurou com um dos presentes durante o evento, que a cada cédula aberta no auditório da sede da OAB-CE em Fortaleza sinalizava troca de olhares entre todos ali como um indicativo de como seria o final. Cada conselheiro teve seu nome lido na cédula de votação e em seguida os votos dos candidatos de sua preferência foram revelados na frente de todos, o que para muitos isso teve um certo ar de constrangimento em razão da autonomia da escolha por cada membro do Conselho Estadual da OABCE. Depois da votação e da formação da lista para o TJCE, o sentimento que restou foi que a OABCE após o resultado final já não era a mesma de antes da eleição.

O próximo passo agora caberá aos 43 desembargadores do TJCE fazerem uma redução na lista com os 12 anos escolhidos pela OABCE, passando para 6 nomes e que serão encaminhados para o governador escolher os novos titulares para as duas vagas de desembargador no TJCE.

A proclamação do resultado final com a definição dos nomes para o TJCE ficou da seguinte forma:

Lista 1
Andre Costa ( 42 votos)
Moacir Albuquerque ( 39 votos)
Marcos de Paula Pessoa (38 votos)
Rosa Maria Araújo ( 38 votos)
Sandro Fiuza (38 votos)
Feliciano de Carvalho (37 votos)

Lista 2
Everardo Lucena ( 43 votos)
Darlene Braga ( 42 votos)
José Inácio Linhares ( 38 votos)
Wyllerson Matias ( 37 votos)
Kenndy Ferreira (35 votos)
Melissa Guará ( 35 votos)

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

Desemprego cai para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro

Caso pet Orelha: PL propõe ensino de proteção e bem-estar animal nas escolas de Fortaleza

Focus Colloquium: a economia azul é a nova fronteira do desenvolvimento do Ceará

TST reconhece “racismo recreativo” e condena associação por assédio moral no trabalho

Prefeitura de Fortaleza terá reforma no primeiro escalão a partir de março

Ceará é 2º do Norte e Nordeste em empregos formais na indústria em 2025; Elmano comemora

Evandro fixa 31 de março como data-limite para secretários candidatos; Até dez podem sair