Com posição cativa entre os 25 bilionários brasileiros na lista da Forbes, o cearense Mário Araripe, fundador da lendária Troller e dono da Casa dos Ventos, comprou um super jato nos EUA por R$ 340 milhões. Trata-se do modelo Gulfstream GVI (G600) de matrícula PP-ARA, uma potência aérea capaz de fazer voos transatlânticos sem necessidade de abastecer.
Mário, que é proprietário da Immobiliare Administradora de Imóveis Próprios, registrou o jato no nome de sua companhia, que tem sede em Pajuçara (Maracanaú). O modelo é o primeiro a chegar no Brasil, visto que fazia parte do acervo de demonstração da fabricante.
O cearense, um dos bilionários mais conhecidos do País, é engenheiro formado pelo ITA. Em 1990, adquiriu a indústria de veículos Troller, transformando em referência na fabricação de jipes versáteis. 17 anos depois, no entanto, resolveu vender a empresa para a Ford.
Já em 2007, fundou a Casa dos Ventos, empresa que trabalha com a criação de energia renovável. E, por transformar a marca em uma uma referência no seu segmento, Araripe ficou conhecido como “vendedor de vento”.
A empresa possui portfólio diversificado, incluindo ativos de fonte eólica e solar, além de atuar como detentora de uma central hidrelétrica. Além disso, nos últimos anos, fechou acordo com grandes instituições, como a Comerc Energia, Comerc Eficiência, Lightsource BP e a Galp. Também tem na agulha um ambicioso plano de expansão: envolver até 2026 R$ 30 bilhões em novos investimentos.
O objetivo é ambicioso: ser a maior empresa de energias renováveis do País. De acordo com o diretor de Novos Negócios, Lucas Araripe, filho de Mário, a meta é alcançar 6 Gigawatts de capacidade eólica e solar em três anos.
Atualmente a Casa dos Ventos conta com 650 MW em usinas, além de viabilizar outro 1 GW em projetos que estão em construção. (Matéria dos jornalistas Átila Varela e Gabriel Amora)
Veja mais imagens do jato Gulfstream G600™
Leia mais:
+ Jean Jereissati Neto é o único cearense no ranking de CEOs mais bem pagos do País