Proenergia Summit 2023: com a descarbonização em pauta, evento coloca o Ceará no centro das energias renováveis

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Luís Carlos, presidente do Sindienergia Ceará. Foto: Divulgação

Idealizado e executado pelo Sindienergia Ceará, em parceria com a FIEC e o Sebrae, o primeiro dia do evento Proenergia Summit 2023 ocorreu na manhã de hoje, quarta-feira, 20, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará.

A iniciativa, que tem crescido a cada ano, segue acompanhando a evolução contínua do setor de energia, como enfatizou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, que, no momento, representava o governador do Estado, Elmano de Freitas.

“Com muita honra, represento o governador Elmano de Freitas na abertura da 5ª edição do Proenergia Summit 2023, no centro de eventos do Ceará”, disse. “Este ano, o evento traz discussões sobre descarbonização, reunindo líderes, empresários e acadêmicos. Motivo o suficiente para celebrar”, enfatizou.

O Proenergia Summit 2023 retorna, ainda segundo Salmito, maior nesse ano. “Que evento te garante explorar as tendências do setor, como hidrogênio verde, ESG, energia eólica offshore e muito mais?”, questionou em tom comemorativo. “Estamos aqui para evoluir, não só o Estado e a Região, mas o País como um todo”. Essa edição conta com uma área equivalente ao dobro do espaço do ano passado, justamente no intuito de suportar mais stands e convidados.

Público presente no Proenergia Summit 2023. Foto: Divulgação

“Isso ocorre diante da curva cada vez mais ascendente do potencial energético cearense e do seu protagonismo no cenário nacional e mundial”, explicou o presidente do Sindienergia, Luís Carlos, que, em seguida, antecipou um público de cerca de 5 mil pessoas neste ano, que conta com uma “proposta totalmente focada em experiências e discussões diversas em torno do momento atual de transição energética, reunindo grandes players, empresários e academia”.

“Além de espaços voltados para realização de negócios, com uma estruturada Rodada de Negócios, o evento colocará em evidência o que há de mais moderno no setor, como hidrogênio verde, abertura de mercado, ESG, geração distribuída, eólica offshore, cidades inteligentes, dentre outros temas”, enfatizou o presidente.

Também foi destacado também uma novidade para essa edição. Em parceria com o HUB de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE), foi possível encontrar a participação de startups que apresentaram suas ideias inovadoras para o setor de energia em pitchs durante o evento.

“Aqui, encontraremos temas atuais e desafiadores. Geração centralizada, solar, eólica são só alguns exemplos. Vale a pena acompanhar de perto justamente para que a gente saia daqui bastante atualizado em relação ao tema de hidrogênio verde também”, celebrou o presidente.

“A ideia central é a de levar ainda mais conhecimento e atualizações para o Proenergia, além de insights e realização de possíveis negócios para incremento das ideias às empresas” celebrou Luís Carlos.

Paulo Câmara, presidente do BNB. Foto: Divulgação

A programação dos sete painéis do evento conta com grandes nomes, como o da vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Bárbara Rubim; do Economista Sênior de Energia do Banco Mundial, Carlos Antônio Costa;  do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara; do Gerente executivo de Regulação e Capacitação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Cesar Pereira; do Gerente de Comercialização de Energia e de Novos Negócios na AES Brasil, José Carlos Reis; do Presidente do Conselho na Comerc Energia, Cristopher Vlavianos; do Diretor de Gestão de Energia e Operações Térmicas da Neoenergia, David Benavent Del Prado; do Diretor de Desenvolvimento de Negócios da bp, Adriano Burger; do Diretor de Operações na Qair Brasil, Gustavo Silva; do Diretor de Transição Energética da América Latina da Air Liquide, Lucas Rodriguez Rosas; do Head of Business Development for Industries da Siemens, Valdeir Ribeiro Soares; do deputado federal Danilo Forte, presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis; do Secretário Executivo da Indústria na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Ceará (SDE), Joaquim Rolim; da Diretora de Relações Institucionais na Ambiental Ceará, empresa da AEGEA Saneamento, Maria Águeda Muniz, entre outros. A palestra de fechamento do evento deve contar com representantes da BloombergNEF e do Banco do Nordeste.

Dentre as empresas que confirmaram presença e apoio ao Proenergia Summit 2023, estão a AES Brasil, a bp, Enel Trading, Neoenergia, Sou Energy, B&Q, Ceneged, 55 Energy, Qair, Sirtec, Comerc Energia e 2W Ecobank. Também estarão juntas na iniciativa instituições como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), SESI, Banco do Nordeste, entre outras.

Troféu Jurandir Picanço

Entrega do Troféu Jurandir Picanço. Foto: Divulgação

Luís Carlos antecipou também a entrega do Troféu Jurandir Picanço. “Essa honraria tem o intuito de homenagear, anualmente, durante o Proenergia Summit, personalidades que contribuem para o desenvolvimento do setor de energia no estado e no país”, lembrou.

“Neste ano, “foi unanimidade nossa escolha”: “o grande homenageado será o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante”. A homenagem ocorre, segundo as palavras do presidente, em consequência à sua atuação pioneira e firme em prol da nova fronteira de desenvolvimento socioeconômico do Ceará e do Nordeste, que é a produção do Hidrogênio Verde.

“Fico realmente muito feliz. Trabalho 13 horas por dia. E foi na apresentação que notei como tenho me dedicado. É o que a minha família tem dito, inclusive. Preciso dar uma diminuída na rotina, mas, é inegável, vivemos um ótimo momento em relação ao hidrogênio verde”, apontou.

Criação da Abraenergias

Um dos pontos altos da edição deste ano foi o lançamento da Abraenergias, associação que está sendo articulada pelos principais sindicatos de energia do país.

Célio Eustáquio, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Energia, aproveitou o momento e celebrou. “Gostaria de parabenizar Luís Carlos pelo belíssimo evento que envolveu tantos personagens relevantes. Isso mostra a potência e a força do Ceará”, disse.

“A Abraenergias tem a finalidade de congregar sindicatos e entidades do setor de energia. É uma associação que julgo bastante relevante, visto que vai unir os players mais importantes do segmento”, detalhou. “A ideia é procurar soluções em todos os ângulos”, disse.

“Nada melhor do que apresentar o nosso conceito de associação do que neste evento, rodeado de figuras interessadas e motivadas a evoluir a nossa energia brasileira”, celebrou.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

Direita e centrão tomam capitais e empurram esquerda para o isolamento

“Inspetor Zambelli”, zonas de classe média e “envelhecimento” de André fizeram a diferença pró-Evandro

MP-CE recomenda suspensão de transferência de terras em Jericoacoara

Datafolha: Nunes amplia vantagem sobre Boulos em São Paulo

Moradores de Jeri têm duas semanas para se posicionar sobre acordo surpresa entre a PGE e empresária

Quaest: 38% querem prefeito ligado a Lula e 20% a Bolsonaro

MAIS LIDAS DO DIA

Em depoimento, testemunha conta como homem carregando bombas tentou invadir STF

Azul tem no 3º trimestre prejuízo ajustado de R$ 203,1 mi, 76,3% menor que no 3º tri de 2023

Alckmin diz que explosões são atentado grave e apuração será rigorosa

Ceará: Indústria triplica saldo de vagas em 2024

Corpo de autor de ataque em Brasília é retirado da Praça dos Três Poderes

Após explosões, autoridades devem se unir para regulamentação das redes sociais, diz Moraes

Metrô e VLTs circulam no feriado da Proclamação

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

“Caso as explosões tenham motivação política, que responsáveis sejam punidos”, diz Guimarães