TRT Ceará implementa seu primeiro robô para automatizar processos judiciais

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) deu um passo rumo à inovação com a implementação do primeiro robô do Projeto Solária. Batizado como RJ2, a nova ferramenta tem como principal função automatizar a publicação de acórdãos no sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico), bem como as respectivas intimações dos acórdãos no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho e a movimentação dos processos no fluxo do PJe.

Segundo o secretário-geral judiciário do TRT-CE, Ednevaldo Medeiros Pereira, esta medida visa não apenas aumentar a eficiência dos processos, mas também garantir uma maior celeridade e qualidade nas decisões judiciais de Segundo Grau. “A ferramenta busca automatizar tarefas repetitivas e onerosas, liberando recursos humanos para atividades de maior valor à prestação jurisdicional, beneficiando não apenas os profissionais envolvidos, mas também todos os usuários do sistema judiciário trabalhista”, explica o servidor.

Na primeira execução do robô RJ2 em um de seus órgãos colegiados, de 189 acórdãos pendentes de publicação, 171 atendiam aos critérios mínimos e foram publicados automaticamente pela ferramenta, alcançando um percentual de 90%. “O impacto nos órgãos colegiados e para a sociedade com essa única automação será enorme. Nesta linha, o Tribunal já está iniciando a implantação dos outros robôs do Projeto Solária”, esclarece o secretário.

A incorporação da ferramenta tem sido conduzida pela Secretaria-Geral Judiciária em colaboração com a Setic (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação). Em março, ocorreu uma capacitação sob a orientação do servidor Antonio Germano Rabelo Cunha. A formação, voltada para servidores das turmas de julgamento do TRT-CE, ensinou como executar e analisar os procedimentos para publicações dos acórdãos de forma automatizada com o auxílio do RJ2.

De acordo com Ednevaldo, a implementação do Projeto Solária não só representa um avanço significativo na modernização do sistema judiciário, mas também reflete o compromisso contínuo do TRT-CE com a inovação e a eficiência. “Com essa iniciativa, a Justiça do Trabalho Cearense está preparada para enfrentar os desafios do futuro, garantindo uma prestação jurisdicional ágil, transparente e de qualidade para todos os cidadãos”, conclui o gestor.

Projeto Solária

O Projeto Solária, nomeado em homenagem à obra “O Sol Desvelado”, de Isaac Asimov, renomado autor de ficção científica, busca trazer para a realidade a visão de um futuro onde a tecnologia serve para simplificar processos complexos. Na obra, o planeta Solária é destinado a construir robôs para servir aos humanos em suas mais diversas necessidades. Idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), o Projeto Solária foi selecionado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) como uma das startups da Justiça do Trabalho, com a liberação da solução nacionalmente para os demais Tribunais Trabalhistas.

*Com informação TRT Ceará

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Moraes deve enviar nesta terça à PGR indiciamento de Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe

Lula sanciona sem vetos lei com novas regras para emendas parlamentares

Teto de edital Mecenas do Ceará aumenta para R$ 30 milhões

Fila zero para transplante de córneas no Ceará é destaque em evento internacional

O que é estado de sítio, citado por Bolsonaro para refutar plano de golpe

Prévia da inflação oficial sobe para 0,62% em novembro, com destaque para alimentos e transporte

Tesouro Direto registra R$ 6,77 bilhões em vendas de títulos em setembro

Lula volta a apostar em crescimento da economia do Brasil em ‘um pouco mais de 3%’

Fortalezenses têm até sábado para se cadastrar no Nota Fortaleza e garantir descontos no IPTU 2025