Fibrose cística: Ceará é o primeiro do Brasil a entregar a pacientes medicamento incorporado pelo SUS

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

Um novo medicamento que melhora a qualidade de vida de pacientes com fibrose cística foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A portaria, publicada no dia 30 de abril, regulamenta diretrizes nacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com a doença. Com a medida, o Ministério da Saúde (MS) elimina a necessidade de judicialização do medicamento.

O Ceará foi o primeiro estado do Brasil a distribuir o medicamento para as pessoas elegíveis e com prescrição médica para o uso. A terapia tripla é indicada para pacientes acima de 6 anos com, pelo menos, uma mutação F508del no gene CFTR (Cystic Fibrosis Transmembrane Regulator).

Para receber a medicação, os pacientes devem estar registrados em um centro de referência. No Ceará, os Hospitais Albert Sabin (Hias) e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), equipamentos da Secretaria de Saúde (Sesa), são as referências para o tratamento da doença. Atualmente, cerca de 140 pacientes são acompanhados nas unidades.

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença rara, causada por uma alteração genética (gene CFTR), que modifica as características e a viscosidade das secreções produzidas pelo corpo (suor e muco). O muco mais espesso que o normal dificulta a eliminação pelo organismo causando acúmulos e obstruções e podem afetar pulmões, pâncreas e o sistema digestivo.

Sem tratamento, a condição pode levar a uma piora na qualidade de vida durante a infância e adolescência, além de morte precoce. Apesar de rara, no Brasil, a Fibrose Cística é uma das doenças raras mais comuns, atingindo 1 a cada 10 mil nascidos vivos no país. Estima-se que aproximadamente 1.700 pessoas no Brasil receberão a medicação, segundo o MS.

Na maioria das vezes a doença é identificada no início da vida por meio de teste de triagem neonatal, como o teste do pezinho, e pode ter seu diagnóstico confirmado através do teste do suor. Entretanto, infelizmente, ainda existem pessoas que são diagnosticadas tardiamente em diferentes fases – na infância, adolescência ou na vida adulta.

Após a confirmação da doença, é importante que os pacientes iniciem o tratamento o quanto antes. Cada caso é avaliado individualmente e tratado de acordo com a gravidade e forma com que a doença se manifesta. Na maioria dos casos, fazem parte do tratamento a ingestão de enzimas digestivas para as alimentações, consumo de medicamentos (antibióticos, broncodilatadores, anti-inflamatórios), além do suporte nutricional, fisioterapia respiratória, atividade física e acompanhamento médico frequente.

Devido aos diferentes sintomas, algumas pessoas não aparentam estar doentes, porém, o tratamento deve ser mantido para que não ocorram intercorrências e complicações futuras.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Delação boa é a que atinge meu inimigo

STF revoga afastamento do prefeito de Iracema (CE)

Estadão: Câmara tem 190 votos pela anistia aos presos do 8 de Janeiro. Veja posição dos 22 cearenses

Histórico: STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Focus Colloquium com De Assis Diniz: “O PT precisa entender o presente sem perder sua essência”

Focus Colloquium: Lúcio Alcântara revisita legado, critica sucessores, exalta lealdade na política e fala de sua relação com a ditadura

Lula inaugura o Hospital Universitário do Ceará, maior da rede estadual

Governo do Ceará enfrenta desafio crítico contra facções criminosas no controle de serviços essenciais

Reprovado pelos eleitores, Sarto vai ao ataque e tenta colar em Evandro desgaste no PT

Nova aposta de Camilo, “Juro por Educação” quer impulsionar formação técnica e reduzir evasão

Amarílio Macêdo, CEO e empresário da J.Macêdo. Foto: Divulgação

J. Macêdo encerra 2024 com lucro sólido de R$ 352,2 milhões e avança em expansão no Ceará

Com cinismo, Roberto Pessoa escancara a política como ela é: “Partidos só pensam em dinheiro”

MAIS LIDAS DO DIA

Novo peso na sacola: ICMS de importados aumenta no Ceará

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

Honorários advocatícios têm prioridade sobre créditos tributários, decide STF

Justiça suspende resolução que autorizava farmacêuticos a prescreverem medicamentos

Pesquisa AtlasIntel: Lula seria derrotado por Pablo Marçal e Bolsonaro no segundo turno

Pesquisa AtlasIntel: desaprovação de Lula sobe para 53,6%

Produção nacional de petróleo cresce 1,1% e atinge 3,48 milhões de barris por dia em fevereiro

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,17 a partir de hoje

Senado aprova projeto que autoriza Brasil a retaliar barreiras comerciais de outros países