Um levantamento recente do Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (13), revela dados alarmantes sobre a vulnerabilidade dos brasileiros a golpes financeiros. Segundo a pesquisa, mais de 4.600 brasileiros são alvo de tentativas de fraudes a cada hora. Além disso, cerca de 2.506 pessoas, por hora, são vítimas de golpes em compras online, pagando por produtos que nunca chegam.
A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 17 de junho, envolveu 2.508 participantes de diferentes regiões do Brasil e estimou esses números com base na proporção de pessoas que relataram ser vítimas de crimes contra o patrimônio em um período de 12 meses. Os resultados serão apresentados no 18º Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que acontecerá em Recife nesta quarta-feira (14).
O estudo aponta que os 13 tipos de crimes analisados geraram um prejuízo de R$ 186 bilhões à população. Este valor inclui tanto o lucro obtido pelos criminosos quanto os gastos das vítimas, como a substituição de um celular roubado.
Uma das principais conclusões do levantamento é a discrepância entre as estimativas e os dados oficiais registrados em delegacias, devido à subnotificação. Apenas 55% das pessoas que tiveram seus celulares furtados registraram um Boletim de Ocorrência. No caso de golpes com Pix ou boletos falsos, esse percentual cai para 30%.
Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destaca que essa falta de denúncia reflete a banalização desses crimes entre os brasileiros. “Um quarto da população com 16 anos ou mais no Brasil já tem convivido com esse fenômeno de tentativas de golpes, ou seja, a população hoje vive num ambiente bastante perigoso”, afirmou Lima em entrevista à Folha de S. Paulo. Ele descreve o cenário como um “inferno” e um fenômeno que tem se tornado cada vez mais comum na vida dos brasileiros.