Vacina contra mpox é pré-qualificada pela OMS

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira (13) a pré-qualificação da vacina contra a mpox, desenvolvida pela farmacêutica Bavarian Nordic. Este é o primeiro imunizante contra a doença a integrar a lista de insumos pré-qualificados da entidade, permitindo sua distribuição em países de baixa renda e regiões que enfrentam surtos da doença. A medida facilita o acesso a essa vacina por meio de organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi).

Contexto: A mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, tem registrado surtos em várias partes do mundo, com maior concentração na África. A pré-qualificação da vacina pela OMS representa um marco no combate à doença, tanto para os surtos atuais quanto para cenários futuros. A vacina poderá ser distribuída de forma mais rápida e eficaz, especialmente em comunidades que enfrentam desafios econômicos e sanitários.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, enfatizou a urgência em ampliar a aquisição e a distribuição das doses, visando garantir que a vacina chegue às regiões mais afetadas. “Precisamos agora intensificar urgentemente a aquisição, as doações e a distribuição, para garantir acesso equitativo às doses onde elas são mais necessárias, juntamente a outras ferramentas de saúde pública, no intuito de prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas”, afirmou.

Esquema vacinal: A vacina da Bavarian Nordic é recomendada para pessoas com 18 anos ou mais, sendo administrada em duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre elas. Em situações de surto, a OMS permite o uso da vacina em menores de idade, gestantes e imunossuprimidos, sob o chamado “uso off label”, quando os benefícios da vacinação superam os riscos potenciais.

Em casos de oferta limitada do imunizante, a OMS também recomenda a administração de uma dose única, embora reforce a necessidade de mais dados sobre segurança e eficácia nessas circunstâncias. Dados indicam que uma única dose aplicada antes da exposição ao vírus oferece 76% de proteção contra a mpox, enquanto o esquema de duas doses aumenta essa eficácia para 82%.

Segurança: A vacina apresenta bom desempenho e segurança, conforme demonstrado por estudos clínicos e durante a emergência global de mpox declarada em 2022. A OMS alerta, no entanto, para a necessidade de monitoramento contínuo, especialmente diante de novas variantes do vírus que têm surgido.

Desde 2022, a mpox já foi confirmada em 120 países, totalizando mais de 103 mil casos. Em 2024, foram registrados 25.237 casos suspeitos e confirmados e 723 mortes, em 14 países africanos afetados por surtos distintos. A distribuição da vacina pré-qualificada representa um passo essencial para o controle desses surtos e a proteção das populações mais vulneráveis.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

Delação boa é a que atinge meu inimigo

STF revoga afastamento do prefeito de Iracema (CE)

Estadão: Câmara tem 190 votos pela anistia aos presos do 8 de Janeiro. Veja posição dos 22 cearenses

Histórico: STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Focus Colloquium com De Assis Diniz: “O PT precisa entender o presente sem perder sua essência”

Focus Colloquium: Lúcio Alcântara revisita legado, critica sucessores, exalta lealdade na política e fala de sua relação com a ditadura

Lula inaugura o Hospital Universitário do Ceará, maior da rede estadual

Governo do Ceará enfrenta desafio crítico contra facções criminosas no controle de serviços essenciais

Reprovado pelos eleitores, Sarto vai ao ataque e tenta colar em Evandro desgaste no PT

Nova aposta de Camilo, “Juro por Educação” quer impulsionar formação técnica e reduzir evasão

MAIS LIDAS DO DIA

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Nem o Nordeste salva: apoio a Lula desaba e rejeição dispara, diz pesquisa

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

Fortaleza terá mais quatro conjuntos habitacionais até 2026, beneficiando 928 famílias

Lord Hotel completa 70 anos em 2026 com estrutura comprometida e risco de desabamento

Política: análises, leituras, conversas;

MPCE multa banco Itaú por falha em empréstimo consignado

Aneel deve definir reajuste na conta de luz no Ceará em abril

Rodrigo Mont’alverne: 30 anos de estrada e pioneirismo no marketing rodoviário