Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Vacina contra mpox é pré-qualificada pela OMS

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira (13) a pré-qualificação da vacina contra a mpox, desenvolvida pela farmacêutica Bavarian Nordic. Este é o primeiro imunizante contra a doença a integrar a lista de insumos pré-qualificados da entidade, permitindo sua distribuição em países de baixa renda e regiões que enfrentam surtos da doença. A medida facilita o acesso a essa vacina por meio de organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi).

Contexto: A mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, tem registrado surtos em várias partes do mundo, com maior concentração na África. A pré-qualificação da vacina pela OMS representa um marco no combate à doença, tanto para os surtos atuais quanto para cenários futuros. A vacina poderá ser distribuída de forma mais rápida e eficaz, especialmente em comunidades que enfrentam desafios econômicos e sanitários.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, enfatizou a urgência em ampliar a aquisição e a distribuição das doses, visando garantir que a vacina chegue às regiões mais afetadas. “Precisamos agora intensificar urgentemente a aquisição, as doações e a distribuição, para garantir acesso equitativo às doses onde elas são mais necessárias, juntamente a outras ferramentas de saúde pública, no intuito de prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas”, afirmou.

Esquema vacinal: A vacina da Bavarian Nordic é recomendada para pessoas com 18 anos ou mais, sendo administrada em duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre elas. Em situações de surto, a OMS permite o uso da vacina em menores de idade, gestantes e imunossuprimidos, sob o chamado “uso off label”, quando os benefícios da vacinação superam os riscos potenciais.

Em casos de oferta limitada do imunizante, a OMS também recomenda a administração de uma dose única, embora reforce a necessidade de mais dados sobre segurança e eficácia nessas circunstâncias. Dados indicam que uma única dose aplicada antes da exposição ao vírus oferece 76% de proteção contra a mpox, enquanto o esquema de duas doses aumenta essa eficácia para 82%.

Segurança: A vacina apresenta bom desempenho e segurança, conforme demonstrado por estudos clínicos e durante a emergência global de mpox declarada em 2022. A OMS alerta, no entanto, para a necessidade de monitoramento contínuo, especialmente diante de novas variantes do vírus que têm surgido.

Desde 2022, a mpox já foi confirmada em 120 países, totalizando mais de 103 mil casos. Em 2024, foram registrados 25.237 casos suspeitos e confirmados e 723 mortes, em 14 países africanos afetados por surtos distintos. A distribuição da vacina pré-qualificada representa um passo essencial para o controle desses surtos e a proteção das populações mais vulneráveis.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Cazuza inédito: livro revela 27 poemas do cantor que morreu em 1990

Musk dribla bloqueio determinado por Moraes e x volta a funcionar no Brasil

X afirma que restauração da rede social no Brasil foi ‘involuntária’

Corte de juros nos EUA veio um pouco atrasado, diz Haddad

Dólar cai para R$ 5,46 após redução de juros nos EUA

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

CW 26%, Sarto e André 21%, Evandro 18%, diz Pesquisa Ideia