Vacina contra mpox é pré-qualificada pela OMS

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na sexta-feira (13) a pré-qualificação da vacina contra a mpox, desenvolvida pela farmacêutica Bavarian Nordic. Este é o primeiro imunizante contra a doença a integrar a lista de insumos pré-qualificados da entidade, permitindo sua distribuição em países de baixa renda e regiões que enfrentam surtos da doença. A medida facilita o acesso a essa vacina por meio de organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi).

Contexto: A mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, tem registrado surtos em várias partes do mundo, com maior concentração na África. A pré-qualificação da vacina pela OMS representa um marco no combate à doença, tanto para os surtos atuais quanto para cenários futuros. A vacina poderá ser distribuída de forma mais rápida e eficaz, especialmente em comunidades que enfrentam desafios econômicos e sanitários.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, enfatizou a urgência em ampliar a aquisição e a distribuição das doses, visando garantir que a vacina chegue às regiões mais afetadas. “Precisamos agora intensificar urgentemente a aquisição, as doações e a distribuição, para garantir acesso equitativo às doses onde elas são mais necessárias, juntamente a outras ferramentas de saúde pública, no intuito de prevenir infecções, interromper a transmissão e salvar vidas”, afirmou.

Esquema vacinal: A vacina da Bavarian Nordic é recomendada para pessoas com 18 anos ou mais, sendo administrada em duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre elas. Em situações de surto, a OMS permite o uso da vacina em menores de idade, gestantes e imunossuprimidos, sob o chamado “uso off label”, quando os benefícios da vacinação superam os riscos potenciais.

Em casos de oferta limitada do imunizante, a OMS também recomenda a administração de uma dose única, embora reforce a necessidade de mais dados sobre segurança e eficácia nessas circunstâncias. Dados indicam que uma única dose aplicada antes da exposição ao vírus oferece 76% de proteção contra a mpox, enquanto o esquema de duas doses aumenta essa eficácia para 82%.

Segurança: A vacina apresenta bom desempenho e segurança, conforme demonstrado por estudos clínicos e durante a emergência global de mpox declarada em 2022. A OMS alerta, no entanto, para a necessidade de monitoramento contínuo, especialmente diante de novas variantes do vírus que têm surgido.

Desde 2022, a mpox já foi confirmada em 120 países, totalizando mais de 103 mil casos. Em 2024, foram registrados 25.237 casos suspeitos e confirmados e 723 mortes, em 14 países africanos afetados por surtos distintos. A distribuição da vacina pré-qualificada representa um passo essencial para o controle desses surtos e a proteção das populações mais vulneráveis.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Senacon instaura processo contra operadoras de planos de saúde por práticas abusivas

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

MP-TCU pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por tentativa de golpe

Câmara retoma discussão sobre ampliação de imunidade tributária para templos religiosos

Encontro de metereologistas prevê chuvas na média ou acima da média no Ceará