O que aconteceu: Assim como a Quaest, a pesquisa Datafolha confirma o cenário traçado pela Focus/AtlasIntel que havia explicitado essa tendência em 8 de agosto e confirmado pela pesquisa de 30 de agosto: crescimento (esquerda versus direita) de Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL), com queda de Capitão Wagner (União) e José Sarto (PDT).
Por que importa: O avanço de Evandro e André sugere que a polarização está em marcha na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. No entanto, considerando que a pesquisa AtlasIntel tem antecipado os cenários de intenção de voto com mais clareza, é importante lembrar que, há duas semanas, havia o indicativo de estabilização de Wagner, possivelmente encerrando uma linha de queda.
Detalhes: o crescimento de Andre é Evandro se deu bem acima (tres vezes mais) da margem de erro, que é de três pontos percentuais. Da mesma forma, as quedas de Wagner e Sarto se deram também acima da margem.
O quadro de referência: No novo Datafolha, a tabela mais importanmte é a que mostra a evoluação das candidaturas ao longo de três levantamentos. Focus Poder recortou o quadro preparado pela equipe do O Povo. Veja abaixo.
Veja o movimento da intenção de voto entre a Datafolha de 20 e 21 de agosto e a atual, com entrevistas realizadas entre 11 e 13 de setembro
- André Fernandes (PL): 25% (+9)
- Capitão Wagner (União): 23% (-6)
- Evandro Leitão (PT): 19% (+9)
- José Sarto (PDT): 18% (-5)
- Eduardo Girão (Novo): 2% (-3)
- Branco/nulo/nenhum: 7% (-2)
- Não sabe: 3% (-3)
Leia também: Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza
+ Quem avisa amigo é: polarização em Fortaleza
+ Pesquisa FocusPoder/AtlasIntel mostra empate técnico em Fortaleza, mas há nuances
+ A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza