Em que águas lavas as tuas mãos? Por Ricardo Alcântara

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Reprodução com cores do mural Guernica, de Pablo Picasso. Guernica é uma obra do pintor espanhol e cubista Pablo Picasso. Ela retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Trata-se de uma das obras mais emblemáticas do artista e foi produzida em 1937.

Não faça política se você não consegue colocar os interesses maiores da sociedade acima de suas dores. O poeta alemão Bertold Brecht (meu comunista predileto) disse num poema escrito de dentro da noite sombria do nazismo: “Deita com o vil, se preciso for,/ mas muda o mundo/ porque o mundo precisa ser mudado”.

Não faça política se você não consegue colocar os interesses maiores da sociedade acima de suas dores, repito. Comparo as tristes figuras que agem assim a um narciso trajado de farrapos, a ostentar sua coroa de lata. Quando uma liderança age assim, ela nos está dizendo com todas as letras: eu não estou à altura do lugar onde vocês me colocaram.

Não. Não faça política se você não consegue colocar os interesses maiores da sociedade acima de suas dores. Foi ofendido e traído? Atingido por atos mesquinhos, preterido à margem do mérito? Você tem todo o direito de denunciar em viva voz o quanto lhe custou cada segundo exposto aos piores sentimentos de quem julgava aliados.

Mas, não. Não faça política se você não consegue colocar os interesses maiores da sociedade acima de suas dores. Porque você terá de fazer valer sua relevância de modo cruel, a um custo que poderá ser pago pelos mais vulneráveis. Sim, aqueles que você sempre defendeu é que irão pagar a conta do traje brilhante de sua vaidade com que você irá ao banquete dos covardes.

Citei Brecht e, para concluir, o cito novamente. Em uma peça de teatro sua, ambientada durante a guerra civil espanhola, a senhora Carrat se volta para um padre de sua vila, que mantinha uma neutralidade na luta entre democratas e fascistas, porque “seu reino não” era “deste mundo”, e diz: “Cuidado, padre. O senhor está lavando as mãos em sangue”.

Certamente, a senhora Carrat, como muitos que tiveram seus dias finais numa masmorra do fascismo franquista, concordaria comigo quando digo insistentemente: não faça política se você não consegue colocar os interesses maiores da sociedade acima de suas dores.

Ricardo Alcântara é escritor, publicitário, profissional do marketing político e articulista do Focus Poder.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Leilão do autódromo do Ceará fracassa; Saiba os motivos

Fortaleza em xeque: O arrastão no apagar das luzes

Especial: Estudo conclui que Caatinga pode criar 465,8 mil empregos e produzir 7,4 milhões/toneladas de alimentos

O desafio de Elmano: reforma ou estagnação

Gestão Sarto desafina e samba na cara da cidade; Crítica de RC a Elmano perde o sentido

Série A do Brasil será a nova Premier League, diz The Economist; Ceará e Fortaleza estarão lá

Crise na saúde pública e falta de transparência: o medíocre fim da gestão Sarto

Bolsonaro cogita pedido de asilo; Saiba quais embaixadas poderiam receber o ex-presidente

Turismo do Ceará cresce quase 7% e supera Brasil, Bahia e Pernambuco no 3º semestre

Exclusivo: Elmano aponta Romeu Aldigueri para presidir a Assembleia

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

MAIS LIDAS DO DIA

O advento das ditaduras; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Indústria do Apocalipse e o Espírito da Esperança: Reflexões sobre Profecias e Desastres; Por Aline Lima