2º turno em Fortaleza tem semana repleta de pesquisas; veja a lista

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: Fortaleza receberá uma nova série de pesquisas eleitorais, realizadas por diferentes institutos contratados por veículos de comunicação da cidade, com o objetivo de avaliar as intenções de voto na corrida pela Prefeitura. André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam o cargo.

As versões anteriores dessas pesquisas, frequentemente discrepantes, têm funcionado como um termômetro para os comitês de campanha, a militância e os próprios candidatos, que ajustam suas falas e ações com base nas preferências dos eleitores reveladas nos estudos.

Pesquisa Datafolha 

  • Contratante: Jornal O Povo
  • Custo: R$ 76.630,00
  • Metodologia: 826 entrevistas em pontos de fluxo populacional. Questionário não identifica o partido dos candidatos.
  • Margem de erro: 3 pontos percentuais
  • Data de divulgação: 17 de outubro

Paraná Pesquisas

  • Contratante: DON7
  • Custo: R$ 60.000,00
  • Metodologia: 800 entrevistas presenciais. Pesquisa com metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas pessoais utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado.
  • Margem de erro: 3,5 pontos percentuais
  • Data de divulgação: 17 de outubro

Pesquisa AtlasIntel

  • Contratante: Focus Poder
  • Custo: R$ 35.000,00
  • Metodologia: 1600 entrevistas. Pesquisa quantitativa com coleta aleatória via questionário estruturado web e pós-estratificação da amostra de acordo com as características do eleitorado de Fortaleza – CE.
  • Margem de erro: 2 pontos percentuais
  • Data de divulgação: 17 de outubro

Pesquisa Quaest

  • Contratante: TV Verdes Mares
  • Custo: R$ 85.950,00
  • Metodologia: 900 entrevistas presenciais. Questão estimulada com identificação do partido de cada candidato.
  • Margem de erro: 3 pontos percentuais
  • Data de divulgação: 18 de outubro

Por que importa: As diferentes metodologias e resultados entre as pesquisas costumam influenciar diretamente as estratégias das campanhas e a percepção dos eleitores em um cenário político acirrado.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Chagas Vieira entra no jogo e embaralha o xadrez governista

Morte de Mario Vargas Llosa, o liberal, marca o fim de uma era na literatura latino-americana

Kristalina, Ph.D., CEO e… “mulherzinha” para Lula

Izolda na Califórnia e uma estridente conta política no Ceará

Tarifaço de Trump transforma a economia global em drama

Como Trump pode turbinar o protagonismo da China

O clássico britânico David Ricardo é cancelado em Washington

Nem censura estatal, nem patrulha ideológica: Obama pede nervo às universidades

Pesquisa Quaest: Lula segura a ponta, mas perde fôlego

Análise da pesquisa: Lula sangra e governadores aliados entram em alerta

LATAM Pulse: Lula despenca, Milei e Boric patinam e Petro lidera impopularidade; Sheinbaum resiste

Latam Pulse Brasil da Atlasintel: A preço de hoje, a direita leva

MAIS LIDAS DO DIA

Brasil bate recorde de novos pequenos negócios e avança em ranking global de empreendedorismo

Pesquisa do Procon revela variação de até 250% em itens de Páscoa em Fortaleza

LDO 2026: Governo propõe salário mínimo de R$ 1.627 e meta de superávit de 0,25% do PIB

Apple lidera vendas globais de smartphones no 1º trimestre com força em mercados emergentes

Fraudes com Pix disparam em 2024 e causam prejuízo de R$ 4,9 bilhões

MRV projeta R$ 11 bilhões em lançamentos para 2025 e aposta em novo Minha Casa, Minha Vida

Google enfrenta ação de £5 bilhões no Reino Unido por abuso de monopólio

Superação e denúncia: “O Orca” emociona e expõe a inacessibilidade na UFC

Era uma vez a Universidade; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto