PIB recua 0,2% em agosto, aponta FGV

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: O Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou uma retração de 0,2% na atividade econômica em agosto de 2024 em relação ao mês anterior. No entanto, houve um crescimento interanual de 3,4% no mesmo mês e de 4,1% no trimestre móvel encerrado em agosto. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).

Análise econômica: Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, destacou que o segundo mês consecutivo de retração na economia é resultado da estagnação da indústria e da retração no setor de serviços. Ela também ressaltou que, entre as principais atividades econômicas, apenas a agropecuária apresentou crescimento em agosto. No lado da demanda, houve um avanço na maioria dos componentes, com exceção das exportações, que caíram 2,5%, impactadas por uma menor contribuição dos produtos agropecuários e da extrativa mineral.

Consumo e investimento: O consumo das famílias registrou crescimento em todos os segmentos, com destaque para o setor de serviços, que impulsionou o desempenho do trimestre encerrado em agosto. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) também avançou, com um destaque significativo para o segmento de máquinas e equipamentos, que vem contribuindo positivamente desde o segundo trimestre. As importações, por sua vez, tiveram elevação em todas as categorias, com destaque para os bens intermediários.

Monitor do PIB-FGV: De acordo com o Monitor do PIB-FGV, o acumulado até julho de 2024 em valores correntes atingiu R$ 7,570 trilhões. A taxa de investimento em agosto foi de 18,1%, superior às médias históricas desde 2000. Criado para oferecer uma referência mensal do PIB, o Monitor utiliza metodologia semelhante às Contas Nacionais do IBGE, integrando cerca de 500 informações de volume e preço para medir a atividade econômica.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

Paul Krugman: Delírios de grandeza (de Trump) vão por água abaixo

Pesquisa AtlasIntel: Crise com Trump impulsiona Lula e desidrata Bolsonaro

Torcida brasileira pode ficar fora da Copa de 2026 nos EUA

Exclusivo: placas de aço produzidas no Pecém fora da lista de exceções de Trump

Reagan vs. Trump: Quando a direita acreditava no mercado, não na ameaça

Levitsky: Trump usa tarifas como arma pessoal e ameaça global à democracia

GLP-1 no Brasil: promessa de milagre, preço de privilégio

O Pix da histeria à omissão: por que a direita gritou contra o governo e calou diante dos EUA

Ciro Gomes caminha para filiação ao PSDB após almoço com cúpula tucana, em Brasília

MAIS LIDAS DO DIA

No data was found