André e Evandro: veja o que dizem pesquisas do segundo turno em Fortaleza

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: Pesquisas eleitorais sobre o segundo turno das eleições em Fortaleza mostram empate técnico entre o deputado federal André Fernandes (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), Evandro Leitão (PT).

É isso o que apontam os últimos levantamentos da AtlasIntel, Datafolha, Quaest, Real Time Big Data e Paraná Pesquisas divulgados nos últimos dias. A indefinição entre os dois leva até a cenários em que os dois estão numericamente iguais.

É a eleição mais polarizada entre apoiadores do presidente Lula e do ex-presidente Bolsonaro no Nordeste. 

Veja o que diz cada pesquisa:

AtlasIntel: André 51%,  Evandro 49%

A pesquisa Focus Poder/AtlasIntel, divulgada nesta quinta-feira, 17, mostra o candidato do PL, André Fernandes, liderando a corrida pela prefeitura de Fortaleza, com 51% dos votos válidos. O candidato do PT, Evandro Leitão, está logo atrás, com 49%. Vale ressaltar que os votos válidos não incluem brancos e nulos.

A pesquisa foi realizada na sequência da semana em que o Partido Liberal, sob a liderança de André, recebeu adesões significativas de membros do PDT, incluindo o ex-prefeito Roberto Claudio, o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim, e outros vereadores eleitos. O apoio de pedetistas ocorre após a derrota do prefeito Sarto, que ficou em terceiro lugar, de fora do segundo turno.

Adicionalmente, o levantamento ocorreu durante um grande evento em que o presidente Lula, acompanhado do ministro Camilo Santana e do governador Elmano, participou de um ato na Praça do Ferreira. O encontro de membros do Partido dos Trabalhadores também foi marcado pela presença da ex-prefeita Luizianne Lins, que declarou, em definitivo, seu apoio ao candidato Evandro.

Vale destacar que a liderança petista se ausentou da campanha durante o primeiro turno para se concentrar em Caucaia, onde Catanho (PT) disputa o segundo turno. Essa decisão foi influenciada por uma votação interna nas lideranças do partido, que optaram por Evandro, levando a deputada federal a retirar seu nome da disputa.

Metodologia:

Quaest: André tem 43% e Evandro, 43%

Última pesquisa divulgada sobre a disputa em Fortaleza, a Quaest mostra tudo igual entre André e Evandro – ambos têm 43% das intenções de voto. Os eleitores que não souberam responder representam 4% e os que declararam voto nulo ou branco somam 10%

A pesquisa Quaest, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais em Fortaleza, entre os dias 15 e 17 de outubro e tem margem de erro de três pontos porcentuais para cima e para baixo. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-01540/2024.

Na pesquisa de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, André aparece com 39% das intenções de voto e Evandro Leitão, 35%. Indecisos representam 21% e os que disseram que pretendem votar nulo, branco ou que não vão votar são 5%.

Datafolha: André tem 45% e Evandro, 43%

O Datafolha também indica empate técnico entre os dois nomes na disputa pelo segundo turno em Fortaleza. Segundo o instituto, André tem 45% das intenções de voto ante 43% de Evandro. Outros 4% dos eleitores de Fortaleza pretendem votar em branco ou nulo e outros 8% estão indecisos.

A pesquisa do Datafolha tem margem de erro de três pontos porcentuais para cima ou para baixo e foi contratada pelo jornal O Povo e ouviu 826 eleitores de Fortaleza entre os dias 15 e 17 de outubro. O índice de confiabilidade é de 95% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-01856/2024.

Paraná Pesquisas: André tem 47,6% e Evandro, 44,4%

A Paraná Pesquisas também mostra André numericamente à frente, mas também em cenário de empate técnico. Neste levantamento, ele tem 47,6% das intenções de voto ante 44,4% de Evandro. Brancos, nulos e aqueles que não votariam somam 4,8%. Não sabem ou não responderam são 3,3%.

A Paraná Pesquisas tem margem de erro de 3,5 pontos porcentuais e ouviu 800 eleitores entre os dias 13 e 16 de outubro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE com número CE-03006/2024.

Na pesquisa espontânea, André também aparece numericamente à frente, mas com uma vantagem menor, com 36,5% das menções. Evandro foi citado por 35,8% dos entrevistados. Nesse cenário, brancos, nulos e aqueles que não vão votar somam 3,8%. Não sabem ou não responderam são 23,5%. Outros nomes foram citados por 0,5% dos eleitores.

O levantamento também questionou os eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. O petista aparece na frente com 48,5% de rejeição enquanto o candidato do PL é rejeitado por 44,4% dos entrevistados. Para 48,8% dos eleitores de Fortaleza, André deve vencer a disputa. Outros 39,9% acreditam que Evandro deve ganhar no segundo turno. Não sabem ou não responderam são 11,4%

É a segunda pesquisa feita pelo Paraná Pesquisas após o primeiro turno. Na primeira, divulgada em 11 de outubro, André tinha 48,1% das intenções de voto, e Evandro, 43% – outro empate técnico dentro da margem de erro de 3,5 pontos porcentuais.

Real Time Big Data: André e Evandro têm 45%

Pesquisa Real Time Big Data segue o cenário de todos os demais levantamentos e mostra mais um novo empate entre Evandro e André. Neste caso, ambos aparecem com os mesmos 45% das intenções de voto. Outros 6% dos eleitores de Fortaleza pretendem votar em branco ou nulo, e 4% não sabem ou não responderam.

A pesquisa da Real Time Big Data foi contratada pela Record TV e ouviu 1.000 moradores de Fortaleza entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número CE-07058/2024.

Datafolha Fortaleza, segundo turno: André 45% x Evandro 43%

Quaest Fortaleza, segundo turno: André e Evandro empatados com 43%

Paraná Pesquisas Fortaleza: André 47,6% x Evandro 44,4%

Pesquisa Focus Poder/AtlasIntel votos válidos: André 51% x Evandro 49%

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fiel da balança, Cid se impõe, Camilo e Elmano cedem: Santana desiste da Assembleia

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

MAIS LIDAS DO DIA

Palavra por palavra. Por Angela Barros Leal

Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

André Fernandes rejeita apoio ao PT na eleição para a CMFor: “Não é uma opção”

Até o final de ano, Centro de Fortaleza contará com 246 agentes para reforço na segurança

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

A construção da opinião pública; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Cesta básica: Fortaleza lidera alta no Nordeste em outubro