Marechal Casimiro Montenegro Filho, cearense que fundou o ITA, recebe homenagem no MIS Ceará

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), promoveu uma homenagem comemorativa aos 120 anos do Marechal Casimiro Montenegro Filho (1904-2000), fundador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) que prestou contribuição fundamental ao desenvolvimento tecnológico e educacional no Brasil.

O evento, que ocorreu no MIS, contou com a participação da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas. Na ocasião, ela ressaltou a relevância dessa homenagem por representar o reconhecimento do legado do marechal cearense.

A presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; a secretária da Cultura, Luisa Cela, o presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana, e a sobrinha-neta do Marechal Montenegro, Ana Lúcia Bastos Mota, também compuseram a mesa das autoridades presentes.

História do Marechal Montenegro: A noite de homenagem teve início na praça do MIS com a apresentação do Sexteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira, de Brasília, e com uma fala do escritor Fernando Morais, autor de “Montenegro – As aventuras do marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil”, livro lançado em 2023. Morais discorreu sobre a importância de se fazer conhecer a trajetória do fortalezense homenageado. Junto ao autor, esteve presente o produtor cinematográfico Cláudio Kahns, que está à frente de um projeto de filme sobre Montenegro. Após a fala de Kahns, foi exibido um trailer do projeto.

Na plateia, estiveram presentes nomes como Eliana Estrela, secretária da Educação; Jucineide Fernandes, secretária executiva de Ensino Médio e Profissional; Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais; Rogério Pinheiro, secretário do Esporte; Sandra Monteiro, secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Custódio Almeida, Reitor da UFC; Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação; o diretor do MIS-CE, Silas de Paula; a procuradora do Estado, Camily Cruz; além de representantes da Aeronáutica e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, entre outras autoridades.

ITA: O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de educação superior pública do Comando da Aeronáutica. O Instituto é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. O ITA, com sede em São José dos Campos (SP) , é reconhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil.

O ITA Ceará será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do país. O estado foi escolhido para receber a instituição por diversos motivos, entre eles o alto desempenho no desenvolvimento da educação básica, a vocação da região para a produção de energias renováveis e o destaque de estudantes oriundos do Nordeste nos resultados obtidos no vestibular do ITA, sendo o Ceará a unidade federativa com mais aprovados no concurso. Hoje, cerca de 40% dos estudantes aprovados para as graduações do ITA vêm de instituições de educação cearenses.

Fundado em 1950, o ITA foi concebido sob a visão de Montenegro Filho como um centro de excelência em educação e pesquisa para formar engenheiros altamente qualificados em áreas relacionadas à aviação e tecnologia aeroespacial. Sua visão era desenvolver uma instituição que impulsionasse o progresso científico e tecnológico do Brasil, especialmente na aviação, fornecendo base sólida de conhecimento e habilidades técnicas.

Montenegro Filho também desempenhou um papel fundamental na criação da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Em 1969, foi nomeado presidente da empresa estatal de aviação brasileira, onde liderou iniciativas para fortalecer e expandir a indústria aeroespacial brasileira. Sob sua liderança, a Embraer desenvolveu uma ampla gama de aeronaves inovadoras e se estabeleceu como um player global no mercado de aviação comercial e executiva.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

Rompimento de Cid em “pause” com o camilismo retomando negociações

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

Direita e centrão tomam capitais e empurram esquerda para o isolamento

MAIS LIDAS DO DIA

Palavra por palavra. Por Angela Barros Leal

Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

André Fernandes rejeita apoio ao PT na eleição para a CMFor: “Não é uma opção”

Até o final de ano, Centro de Fortaleza contará com 246 agentes para reforço na segurança

Camilo, Cid, Elmano e Evandro: em pote cheio de mágoas, basta a gota d’água

A construção da opinião pública; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

Cesta básica: Fortaleza lidera alta no Nordeste em outubro