Câmara retira proposta de taxação de previdência privada em herança

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A Câmara dos Deputados concluiu a votação de um projeto de lei complementar que faz parte da reforma tributária, retirando a proposta de taxação sobre a transmissão por herança dos planos de previdência privada. A medida, que inicialmente permitia aos estados aplicarem o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) em determinados tipos de planos de previdência, foi retirada do texto após aprovação de uma emenda por 403 votos. A votação ocorreu após um acordo entre os parlamentares, e o texto agora segue para o Senado.

Detalhes: A proposta de taxação foi originalmente incluída por demanda dos estados na minuta do projeto de lei complementar, apresentado no Ministério da Fazenda. Apesar de ter sido excluída da versão enviada ao Congresso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o relator do projeto, deputado Mauro Benevides (PDT-CE), reintegrou a medida. Benevides limitou a incidência do ITCMD para os planos do tipo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) com duração inferior a cinco anos. Em agosto, a proposta chegou a ser aprovada no texto-base, mas o avanço foi interrompido pelas eleições municipais, sendo retomado somente nesta semana.

A decisão: Diante da resistência no Congresso, Benevides propôs uma emenda retirando a taxação sobre a herança dos planos de previdência privada, como parte de um acordo para que os demais destaques do texto fossem descartados. A emenda foi aprovada por ampla maioria, e as demais propostas foram rejeitadas ou retiradas, incluindo uma do PSOL que pretendia instituir um Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF). Com essa decisão, a uniformização do ITCMD sobre os planos de previdência privada, reivindicada pelos estados, também foi excluída.

Contexto: A intenção dos estados era padronizar a cobrança do ITCMD sobre planos de previdência privada, cuja alíquota e regras variam atualmente entre as unidades federativas. Contudo, essa tributação enfrentava contestações na Justiça. Outro ponto importante foi o acréscimo de Benevides ao texto, isentando do ITCMD atos societários que ofereçam “benefícios desproporcionais” a sócios ou acionistas, como a transferência de controle acionário entre familiares sem justificativa negocial.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Evandro Leitão envia projeto para extinguir Taxa do Lixo a abre mão de R$ 120 milhões/ano

Ajustes no secretariado de Elmano desvia gestão da rota do abismo

Leilão do autódromo do Ceará fracassa; Saiba os motivos

Fortaleza em xeque: O arrastão no apagar das luzes

Especial: Estudo conclui que Caatinga pode criar 465,8 mil empregos e produzir 7,4 milhões/toneladas de alimentos

O desafio de Elmano: reforma ou estagnação

Gestão Sarto desafina e samba na cara da cidade; Crítica de RC a Elmano perde o sentido

Série A do Brasil será a nova Premier League, diz The Economist; Ceará e Fortaleza estarão lá

Crise na saúde pública e falta de transparência: o medíocre fim da gestão Sarto

Bolsonaro cogita pedido de asilo; Saiba quais embaixadas poderiam receber o ex-presidente

Turismo do Ceará cresce quase 7% e supera Brasil, Bahia e Pernambuco no 3º semestre

Exclusivo: Elmano aponta Romeu Aldigueri para presidir a Assembleia

MAIS LIDAS DO DIA

Couto confirma fim da Taxa do Lixo e Evandro vai iniciar mandato abrindo mão de receita e com herança maldita nas finanças

Fortaleza tem a 16ª tarifa de ônibus mais barata entre capitais, mas o sistema está desequilibrado; veja ranking completo

STF anula gratificação de aposentados e pensionistas da Sefaz do Ceará

O mundo enfrenta década de calor mortal e 2024 bateu o recorde

Os desastres climáticos mundiais que mais causaram prejuízos em 2024; Um deles foi no Brasil

Evandro Leitão envia projeto para extinguir Taxa do Lixo a abre mão de R$ 120 milhões/ano

Taxarto: inadimplentes vão para a dívida ativa; Que tal um Refis para os cidadãos que se convenceram da “imoralidade” e “ilegalidade” da taxa do lixo?

STF proíbe funcionamento das BETs que patrocinam Ceará, Flamengo e Corinthians