O fato: O BTG Pactual (BPAC11) comunicou ao mercado, nesta terça-feira (12), que realizará um programa de recompra de ações no valor de até R$ 2 bilhões. De acordo com o documento enviado, a recompra tem como objetivo otimizar o uso dos recursos em caixa e aprimorar a alocação de capital da empresa. O programa terá duração de 18 meses, e as ações recompradas serão mantidas em tesouraria.
Motivo da recompra: Programas de recompra geralmente são adotados quando a empresa considera que suas ações estão subvalorizadas no mercado. Este ano, os papéis do BTG Pactual acumulam uma queda de quase 10%, refletindo o cenário desafiador do mercado financeiro brasileiro. Mesmo assim, o banco apresentou bons resultados no terceiro trimestre de 2024, com lucro de R$ 3,2 bilhões, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.
Desempenho financeiro: Além do aumento no lucro, o BTG Pactual também reportou um Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) de 23,5% no terceiro trimestre, superior aos 22,5% do segundo trimestre e aos 23,2% registrados no mesmo período do ano anterior. Esses indicadores reforçam o desempenho sólido do banco, que busca valorizar suas ações e melhorar a remuneração de seus investidores.