O fato: A BYD anunciou que incluirá recursos avançados de assistência ao motorista em quase todos os seus futuros modelos sem custo adicional para os compradores, como parte de uma estratégia para desafiar a Tesla e outros concorrentes no competitivo mercado de veículos elétricos da China.
Sistema God’s Eye em veículos acessíveis: O fabricante chinês tornará seu sistema de assistência ao motorista, conhecido como God’s Eye, padrão em veículos a partir de 100.000 yuan (aproximadamente US$ 13.688) e o incluirá em modelos mais acessíveis, como o popular hatchback Seagull. A empresa também anunciou planos de integrar o software da DeepSeek, uma startup chinesa de IA, embora sem especificar uma data.
Competição no mercado de condução assistida: A condução assistida é uma das principais frentes de disputa no setor automotivo da China. A BYD busca alcançar rivais mais avançados, como a Xpeng, e a decisão de incluir os recursos até nos modelos mais baratos visa alavancar suas vendas. Segundo Wang Chuanfu, presidente da BYD, 2025 será o “primeiro ano de condução inteligente para todos”, destacando que, em breve, esses recursos serão tão indispensáveis quanto um cinto de segurança ou um airbag.
Tecnologia do God’s Eye: Lançado em 2023, o God’s Eye utiliza câmeras e sensores de radar para oferecer funcionalidades como estacionamento assistido, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automatizada. A China, maior mercado automotivo do mundo, tem adotado essas tecnologias em diversos níveis, com fabricantes oferecendo sistemas de assistência de nível 2 e 3. A Tesla ainda aguarda aprovação para testar sua “Condução Autônoma Total”, que requer supervisão constante. A BYD, por sua vez, obteve a primeira licença de teste para condução assistida de nível 3 no país.
Estratégia competitiva da BYD: A BYD, que vendeu mais de 4 milhões de veículos no ano passado, aposta em sua escala, equipe de engenheiros de software e acesso a dados para obter uma vantagem competitiva. Seus veículos com o sistema God’s Eye terão preços a partir de 69.800 yuan, enquanto outros fabricantes cobram mais de 150.000 yuan e taxas adicionais para liberar esses recursos.
Os investidores estão atentos aos planos da BYD, que promete investir 100 bilhões de yuan em tecnologia avançada, com metas de vender até 6 milhões de carros este ano. A montadora também se concentra no desenvolvimento de sistemas de propulsão mais eficientes e no lançamento de novas baterias, como o sucessor das baterias de fosfato de ferro e lítio Blade, que devem melhorar a autonomia, acelerar o carregamento e aumentar a durabilidade.