
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Mais de 90 países são mobilizados anualmente para atingir a meta de redução da taxa de mortalidade infantil causada pelo câncer. É que no dia 15 de fevereiro foi instituído como o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância durante a Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer (ICCCPO) em 2002. O objetivo da ação era promover uma consciência global sobre o papel decisivo do Diagnóstico Precoce no combate ao câncer infantojuvenil.
No Brasil, a Associação Peter Pan tornou-se referência no programa de capacitação em Diagnóstico Precoce e no segmento de assistência social ao tratamento da doença. A instituição capacitou em 2019 cerca de 2.829 profissionais da área de saúde na capital do Ceará e nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Itaitinga e Horizonte, sendo eles médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem.
A grande dificuldade em diagnosticar de forma precoce o câncer infantojuvenil é identificar se os sinais e sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes são de doenças comuns da infância ou de um possível câncer. Sandra Salgado, Gerente de atividades sociais da APP, explica quais os planos no âmbito social para os próximos anos. “Nosso objetivo para os próximos anos é aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido nestes 24 anos de trajetória”, pontua.







