Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Aos 85 anos, J.Macêdo mostra músculos para um futuro com ainda mais força

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Roberto, Amarilio e Irineu. Foto: Reprodução

O fato: A J.Macêdo, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, celebra seu 85º aniversário em 2024 com resultados financeiros positivos e um ambicioso plano de expansão. A companhia, conhecida por marcas como Dona Benta, Sol e Petybon, tem demonstrado um sólido crescimento e inovação ao longo dos anos.

Números: A J.Macêdo alcançou uma receita líquida de R$ 2,9 bilhões em 2022, um crescimento de 23,2% em relação a 2021. Em 2023, a empresa atingiu a maior receita líquida de sua história, com R$ 3,2 bilhões, representando um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior. No primeiro semestre de 2024, a receita foi de R$ 1,6 bilhão e o lucro líquido chegou a R$ 189,8 milhões, um incremento de 3,4% em comparação ao mesmo período de 2023.

Amarílio Macêdo, CEO da holding do Grupo e filho do fundador José Dias de Macêdo, destacou o orgulho da origem cearense da empresa e sua contribuição para a alimentação de qualidade no Brasil. “Estamos felizes pelo legado que deixamos e confiantes de que a empresa tem um futuro brilhante, norteada pela terceira geração e conduzida por uma gestão profissionalizada competente,” afirmou Macêdo.

Plano de expansão: Em 2024, a J.Macêdo iniciou a construção de dois novos Complexos Industriais no Brasil, com um investimento total de cerca de R$ 500 milhões. A planta em Londrina (PR) produzirá farinhas especiais e contará com um moinho de alta tecnologia, além de um novo Centro de Distribuição. Em Horizonte, será erguido um Complexo Industrial com a mais moderna indústria de massas alimentícias das Américas. “Esses investimentos ampliarão a capacidade de produção, gerarão novos empregos e terão um impacto positivo nas comunidades locais,” afirmou Irineu José Pedrollo, diretor-presidente da J.Macêdo S/A.

O executivo também destacou que outros mercados, incluindo do Sudeste e Centro-Oeste, estão em linha com a estratégia da empresa. “Somos fortes nas regiões Nordeste e Norte. Temos uma participação relevante, mas não tão importante no Centro-Oeste e no Sul. Há muitas oportunidades no mercado local”, ressalta. Ireneu pontou que, no futuro, a companhia visualiza o mercado exterior no longo prazo. “Para entrar no mercado exterior, você precisa conhecer a cultura, entender o funcionamento. Começar lá de baixo. É algo que não pretendemos agora”, comentou.

Impacto financeiro:  Irineu atribui o bom desempenho da empresa à mudança no modelo de gestão, aumento de eficiência e uma estratégia eficaz de controle de despesas e aquisição de matérias-primas, especialmente trigo. Ele também destaca os avanços na valorização das marcas e na governança corporativa, que consolidaram a presença nacional da empresa. 

Comemoração cultural: A J.Macêdo planejou uma série de eventos culturais para celebrar seu aniversário. A partir de setembro, a empresa promove apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, com um repertório que inclui obras de Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno. Além disso, será realizada a exposição “Ocupação Mino por Inteiro” do artista cearense Mino no Museu da Cultura Cearense e a restauração do mural de Carybé no Moinho Salvador, que será transformado no espaço Moinho de Arte e Memória.

Sobre a J.Macêdo: A J.Macêdo é líder nacional em farinha de trigo e misturas para bolos, e a segunda maior companhia de massas alimentícias do Brasil. A empresa também atua em fermentos, biscoitos e sobremesas, e mantém um portfólio B2B com a marca Dona Benta Profissional. Reconhecida pelo selo Great Place to Work em 2023 e 2024, a J.Macêdo conta com mais de 3 mil colaboradores diretos e indiretos.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Sustentabilidade. Foto: Freepik

Entre o retorno financeiro e o impacto, fique com os dois. por Ticiana Rolim

Real Time Big Data mostra André e Evandro com 23%, CW tem 20% e Sarto 15%

São Paulo: Empate triplo após cadeirada de Datena em Marçal, aponta Pesquisa Quaest

Otto celebra 15 anos de “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” na Estação das Artes

Obras de revitalização do entorno do Monumento de São Francisco, em Canindé, são concluídas após investimento de R$ 13 milhões

Golpe de Sorte em Paris: Woody Allen surpreende positivamente com seu filme de aposentadoria

X segue suspenso, mas passou por instabilidade técnica no bloqueio

Petrobras alcança marca inédita de um milhão de acionistas individuais

Coco Bambu. Foto: Divulgação

STJ decide que Coco Bambu não praticou concorrência desleal contra o Grupo Camarões