
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) divulgou, nesta terça-feira, 28, um comunicado para esclarecer a parceria com o Instituto Nordeste Cidadania – INEC, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que teria motivado o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, a pedir a demissão da diretoria do BNB.
De acordo com o comunicado, o acordo questionado por Costa Neto existe desde o ano 2003, quando teve início o processo de expansão do programa de microcrédito produtivo e orientado urbano do Banco do Nordeste. Sua contratação está em conformidade com a legislação vigente.
“No sentido de avaliar oportunidades e buscar a melhor eficiência de sua atuação, o BNB deu início, em 2019, a estudos técnicos e avaliações, tendo inclusive contratado um banco de investimento para reavaliar sua atuação no segmento de microcrédito, iniciando pelo programa urbano (Crediamigo)”, diz o comunicado.
“Fui surpreendido na sexta-feira à noite com um WhatsApp (mensagem de texto) do presidente da República me questionando se eu tinha conhecimento, no BNB, de um contrato de R$ 600 milhões com uma ONG”, declarou.







