Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou, nesta segunda-feira, 5, que apresentará um requerimento para convocar Andrea Valle, ex-cunhada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a prestar depoimento.
Mais cedo, como publicamos, uma reportagem do portal de notícias Uol revelou áudios onde indica envolvimento direto de Bolsonaro em esquema de ‘rachadinhas’.
Renan dizer que o objetivo com a convocação é saber se “houve espelhamento do caso das rachadinhas na gestão da pandemia por parte do governo federal”.
O espelhamento, segundo Renan, seria a reprodução, no governo federal, de supostas práticas que teriam sido cometidas nos gabinetes parlamentares da família Bolsonaro.
“Quantos coronéis há no Ministério da Saúde? No gabinete, nesse esquema da rachadinha, foi um coronel [referência à reportagem do Uol]. Quero sabre se o senador Flávio [filho de Bolsonaro] influenciou nessas nomeações. E se o vereador Carlos [também filho] teve influencia no gabinete paralelo. Por isso, quero convocar a Andrea”, explicou Renan, em entrevista ao jornalista Gerson Camarotti.
O senador continuou:
“Vou apresentar ainda hoje [segunda-feira] esse requerimento. Todo esse esquema nos gabinetes da família passava por um coronel. A convocação da Andrea não é para incriminar, é para esclarecer.”
Questionado se o requerimento tem condição de ser aprovado na CPI, Renan não soube responder.