Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
“Atuação dos Tribunais de Contas e o impacto nas políticas públicas”. Este foi o tema de webinário realizado na noite desta terça-feira, 20, iniciativa da TrendsCE em parceria com o Focus. O encontro virtual, transmitido através do Youtube, teve explanação do secretário de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Carlos Nascimento, com a moderação do jornalista Fábio Campos, editor do Focus.
Respondendo pergunta sobre os principais problemas encontrados nas auditorias, Carlos Nascimento mencionou a falta de regramento do funcionamento interno nas instituições e a forma como os recursos devem ser geridos. Como exemplo, o Secretário da Secex citou a apresentação de documentação incoerente com o produto ou serviço adquirido. “A melhor forma de gerir o dinheiro público é documentando aquilo que está sendo feito, porque durante um trabalho de auditoria é fundamental que o gestor demonstre o raciocínio percorrido para a contratação, comprovando os procedimentos realizados por meio da documentação”.
Para o moderador do debate online, foi “uma discussão que eu considero fundamental, que é o trabalho das Cortes de Contas, de fiscalização das contas dos nossos governantes. Debatemos a maneira como os contratos de licitação e as compras governamentais são executadas no Brasil e aqui no Ceará. Momento oportuno por causa do período eleitoral”, destacou Fábio Campos.