Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça-feira, 29, o regime de urgência ao projeto de lei que assegura a realização de videochamadas entre familiares a pacientes internados em virtude da COVID-19.
O deputado federal cearense Célio Studart (PV), autor da proposta e do requerimento de urgência destacou que o projeto foi apoiado por líderes partidários e outros parlamentares.
“Esse projeto não possui adversários, não possui inimigos, possui somente amor. É a maior síntese do amor poder se despedir de alguém que você passou a vida amando. Poder, nem que seja por uma tela, dizer adeus, dizer eu preciso dizer que te amo”, disse Célio.
Com a aprovação da urgência, a expectativa é de votação do projeto em breve. O texto original pode ser, inclusive, ter seu alcance ampliado pelo parlamentar designado pela presidência da Câmara para relatá-lo, indo além da situação específica da pandemia.
Apesar de a videochamada ser um procedimento adotado em algumas unidades de saúde do país, a proposta de Célio visa transformar em direito o contato virtual. A ideia é estabelecer regras e protocolos, como a autorização prévia pelo profissional responsável pelo tratamento do paciente.