
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou, nesta sexta-feira, 21, que o Estado iniciará, na próxima semana, a vacinação contra a COVID-19 de professores das redes pública e privada.
A decisão foi tomada durante reunião do comitê de enfrentamento à COVID-19. Camilo ressaltou que tem buscado a inclusão dos profissionais da educação nas fases iniciais do Plano Nacional de Imunização (PNI) desde o ano passado.
“Após reunião com o nosso comitê de enfrentamento à COVID, informo aos cearenses que iniciaremos na próxima semana a vacinação dos professores, tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino”, publicou o governador, em suas redes sociais.
Para o chefe do Executivo estadual, “A vacinação dos nossos professores é a melhor forma para garantirmos mais segurança no retorno às aulas presenciais em todas as séries”, afirmou.
“Secretaria da Saúde informará quais serão os critérios para a vacinação da categoria. Tenho convicção de que a educação é o melhor caminho para construirmos um estado mais justo, humano e desenvolvido”, concluiu Camilo Santana.
Decisão judicial
Em decisão liminar proferida nesta quinta-feira, 20, a 3ª Vara da Fazenda Pública determinou que o Governo do Ceará adote as providências necessárias para retorno das aulas presencias no Estado.
A liminar, proferida pela juíza Cleiriane Lima Frota, atendeu ação movida pelos advogados Leandro Duarte Vasques, Eugênio Duarte Vasques e Isabella Alcoforado Campos, do escritório Leandro Vasques & Vasques Advogados Associados, e que representam o movimento “Escolas Abertas Ceará”, um grupo de mães reunido em torno desse objetivo.
Em sua decisão, a juíza determina que o Governo do Estado tem 15 dias para cumprir as determinações. A multa por descumprimento, ficou definida em R$100 mil reais por dia.
De acordo com a fundadora do movimento, Fernanda Araújo, o principal argumento do grupo é o funcionamento de outras atividades com potencial maior risco de contaminação, tornando o retorno das aulas possível diante da definição de um protocolo sanitário.