O fato: No dia 17 de outubro, às 20h, o projeto Palco Aberto, em parceria com a Estação das Artes, apresentará o espetáculo “Alma de Terreiro”, da Academia Aralume, em celebração ao Mês do Nordestino. Integrado ao Plano Bianual de Atividades da Casa de Vovó Dedé, o evento visa valorizar a música nordestina e destacar a diversidade cultural da região.
A Academia Aralume: A Academia Aralume, que faz parte do Núcleo de Música Popular da Casa de Vovó Dedé, busca promover e difundir as expressões musicais do Nordeste. Sob direção musical de Ferreira Junior e curadoria de Ewelter Rocha, o grupo reúne estudantes que se dedicam a celebrar ritmos como baião, maracatu e coco, e conta com um repertório que homenageia mestres da tradição popular.
Destaques do repertório: A apresentação trará interpretações marcantes de canções tradicionais e contemporâneas, como “Baianá” dos Barbatuques, “A Gira” do Trio Ternura, e “Me leva” de Renata Rosa. As músicas invocam raízes afro-brasileiras e exaltam a cultura nordestina. Entre os intérpretes, a cantora Tahys Aguiar, Claudine Albuquerque e Dheyla Matias trazem ao palco canções que reforçam a conexão com a identidade regional. Os músicos Elina Sousa, Vinny Proietti, Ozias Linhares, Elli Martins e Davison Miguel compõem o grupo de instrumentistas.
Apoio e patrocínio cultural: O Plano Bianual de Atividades da Casa de Vovó Dedé, realizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), conta com o apoio do Ministério da Cultura e é patrocinado por empresas como Nubank, Unipac, Gerdau e Grupo Cortez.