Ceará: Alckmin anuncia investimentos no setor automotivo e de energias renováveis

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Geraldo Alckmin. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ceará se prepara para receber o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em uma série de compromissos importantes nos próximos dias. Entre os destaques da agenda está o anúncio da adesão do Estado ao Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) e a apresentação de novos investimentos no setor automobilístico e de energias renováveis.

Uma das principais pautas da visita de Alckmin ao Ceará é a adesão do Estado ao Simpacto. O gerente de fomento econômico da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neto, destacou que o objetivo desse sistema é fortalecer a economia de impacto nos estados por meio do fomento ao crédito, criação de novos negócios e desenvolvimento de políticas públicas. A expectativa é que esses negócios contribuam para resolver problemas sociais em áreas como moradia, educação e sustentabilidade.

Eduardo Neto também enfatizou a importância de conectar o Simpacto com a economia verde, abordando como as empresas focadas em sustentabilidade tendem a preferir parcerias com negócios de impacto. Essa integração é vista como uma forma de promover uma cadeia produtiva alimentada por práticas sustentáveis e inovadoras.

Investimentos energias renováveis

Outro ponto alto da visita será o anúncio de um investimento de R$ 130 milhões pela empresa Vestas, uma das maiores fabricantes de aerogeradores do mundo. A ampliação da linha de produção da Vestas no Ceará, atualmente localizada em Aquiraz, visa atender à crescente demanda por energias renováveis. A empresa também planeja ações para fortalecer o setor eólico no Brasil, incluindo transferência tecnológica e criação de condições competitivas para novos projetos.

Nova planta industrial em Horizonte

Durante a visita, Alckmin também participará do anúncio de um novo investimento no setor automobilístico em Horizonte, que ocupará o espaço deixado pela fábrica da Troller, encerrada após a saída da Ford do Brasil. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, adiantou que uma empresa do ramo de peças automobilísticas será a responsável pelo novo polo industrial, com o objetivo de gerar empregos e fortalecer a produção nacional de peças automotivas.

Alckmin, que tem enfatizado a importância da indústria para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, reforçou o compromisso do Governo Federal em promover políticas de incentivo ao setor, como a Nova Indústria Brasil (NIB) e o Mover, iniciativas voltadas para sustentabilidade e inovação na cadeia automotiva.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Drones, motos e cidades no limite: por que Fortaleza terá que se adaptar

A análise da reviravolta: PL suspende apoio a Ciro Gomes após ofensiva de Michelle

A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

Entenda o incômodo de Michelle com Ciro Gomes

Com Ciro como pivô, racha no bolsonarismo explode no Ceará e expõe disputa por comando no PL

Aeroporto de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Entenda o que o leilão dos aeroportos regionais realmente revela

Aécio reposiciona PSDB, abre janela para apoiar Tarcísio e facilita a vida de Ciro no Ceará

Aécio banca PSDB no centro com veto a Lula e ao bolsonarismo; E como fica Ciro?

Com pesquisa e patente cearenses, curativo de pele de tilápia chega ao mercado; E o local da indústria?

Domingos Filho entendeu que o gênero é ativo estratégico e Patrícia Aguiar vira peça do PSD para 2026

Editorial Focus Poder: Equilíbrio no comando da CPI do Crime Organizado

Engenharia do negócio — os bastidores do mega distrito digital do Ceará

MAIS LIDAS DO DIA

Datafolha: Bolsonaristas preferem Michelle e Tarcísio

Maioria vê prisão de Bolsonaro como justa; país se divide sobre onde ele deve cumprir pena

Guaiúba conquista Selo Diamante de Transparência e entra na elite da gestão pública do Ceará