Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) desenvolveu teste rápido de COVID-19, cujo resultado sai entre três e cinco minutos.
O exame de baixo custo é feito a partir da saliva ou de secreções nasais.
Atualmente, os testes RT-PCR, que apresentam maior confiabilidade na detecção do vírus, têm processo mais demorado e elevado custo.
O teste desenvolvido pela Uece se provou tão eficaz quanto o RT-PCR, tendo vantagens econômicas e de aplicabilidade.
“O teste desenvolvido na Uece poderá ser aplicado em crianças ou em pessoas, inclusive, à beira do leito. Basta pegar uma gotinha de saliva para fazer o teste. O método também é ideal para fazer triagem e monitoramento em grandes eventos, como as Olimpíadas, por exemplo, em que é preciso testar todos os participantes de forma rápida”.
A invenção é uma técnica simples e não invasiva, que pode contribuir de maneira significativa no rastreio de pessoas infectadas, sejam elas sintomáticas, sejam assintomáticas. O teste deve, inclusive, contribuir com a elaboração de estratégias mais seguras para retomada das atividades sociais.
Além da vantagem de fornecer resultados de modo mais seguro, prático e simples, o teste oferece benefício também no processo de análise, pois não requer mão de obra extremamente qualificada. O teste pode ser utilizado não somente em laboratórios, mas também em locais de atendimento ao público ou em escolas, por exemplo.