Economia brasileira recua 0,1% em julho, mas mantém alta de 3,4% no trimestre móvel

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: A economia brasileira registrou um recuo de 0,1% na passagem de junho para julho de 2024, segundo o Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) da Fundação Getulio Vargas (FGV). No entanto, o PIB acumulou uma alta de 3,4% no trimestre móvel encerrado em julho, comparado ao mesmo período de 2023. O estudo, divulgado nesta segunda-feira (16), apresenta uma visão preliminar da atividade econômica do país.

Os números: Embora tenha havido uma retração de 0,1% de junho para julho, o PIB cresceu 5,4% em julho de 2024 em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a expansão foi de 2,7%. A economista Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, destacou que o recuo quebra uma sequência de oito meses consecutivos de crescimento, mas enfatizou que a queda foi de pequena magnitude, ocorrendo após o forte crescimento de 1,6% registrado em junho, o maior do ano até o momento.

Setores em destaque: Entre os setores da economia, a pesquisa apontou uma retração na indústria e no consumo das famílias, que haviam se destacado no segundo trimestre de 2024. Em contrapartida, o setor de serviços e os investimentos continuaram em alta. O setor de serviços, que representa o maior peso na economia, e a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador de investimentos, foram os principais responsáveis pela expansão da capacidade produtiva.

Trimestres móveis e o consumo das famílias: A FGV também analisou a trajetória econômica por meio de trimestres móveis, comparando-os com o mesmo período do ano anterior para reduzir a volatilidade dos dados. O consumo das famílias cresceu 4,5% no trimestre encerrado em julho, com avanço em todas as categorias pesquisadas, como produtos duráveis, não duráveis, semiduráveis e serviços. Esse comportamento vem sendo observado desde o final de 2023.

Investimentos e comércio exterior: Os investimentos, medidos pela Formação Bruta de Capital Fixo, cresceram 6%, com destaque para o aumento no componente de máquinas e equipamentos. As exportações apresentaram alta de 0,7%, embora com desaceleração em relação aos trimestres anteriores, principalmente pela redução na contribuição de produtos agropecuários. Já as importações, que têm efeito redutor sobre o PIB, cresceram 16%, sendo o maior resultado do ano até agora.

Projeções e comparações: A FGV estimou o PIB acumulado até julho em R$ 6,587 trilhões. O Monitor do PIB da FGV é um dos estudos que antecipam os resultados da economia brasileira, juntamente com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Segundo o Banco Central, a economia também apresentou recuo em julho, de 0,4%, mas o trimestre registrou alta de 3,2% comparado a 2023. A última divulgação oficial do PIB pelo IBGE apontou crescimento de 2,5% em 12 meses, com dados atualizados até o terceiro trimestre de 2024.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Sugerido pelo Focus Poder, Refis para inadimplentes da Taxa do Lixo vira proposição da base de Evandro

86% dizem não à algazarra golpista de 8 de janeiro, diz Quaest

Fanatismo, mentiras e degradações

Taxarto: inadimplentes vão para a dívida ativa; Que tal um Refis para os cidadãos que se convenceram da “imoralidade” e “ilegalidade” da taxa do lixo?

Evandro Leitão envia projeto para extinguir Taxa do Lixo a abre mão de R$ 120 milhões/ano

Ajustes no secretariado de Elmano desvia gestão da rota do abismo

Leilão do autódromo do Ceará fracassa; Saiba os motivos

Fortaleza em xeque: O arrastão no apagar das luzes

Especial: Estudo conclui que Caatinga pode criar 465,8 mil empregos e produzir 7,4 milhões/toneladas de alimentos

O desafio de Elmano: reforma ou estagnação

Gestão Sarto desafina e samba na cara da cidade; Crítica de RC a Elmano perde o sentido

Série A do Brasil será a nova Premier League, diz The Economist; Ceará e Fortaleza estarão lá

MAIS LIDAS DO DIA

Meta responde AGU sobre fim de checagens de fatos; governo Lula discute medidas

Reforço na fiscalização do Pix não afetará trabalhadores autônomos, esclarece Receita Federal

Petróleo encerra 2024 como principal produto de exportação do Brasil

Ciro Gomes. Foto: Divulgação

Pesquisa tira Ciro da UTI política e oxigena possibilidades

Lula sanciona programa de pagamento de dívidas dos Estados com vetos a dispositivos fiscais

Preço do aluguel residencial sobe 13,5% em 2024; Fortaleza tem um dos menores valores por metro quadrado entre capitais

OABCE- Advogado Frederico Cortez é empossado como presidente da comissão de propriedade intelectual

Meta afirma que serviço de checagem de fatos será limitado aos EUA e altera política sobre discurso de ódio