
O fato: A Acadêmicos de Niterói terminou na 12ª e última colocação do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro e foi rebaixada nesta quarta-feira (18). A escola somou 264,6 pontos na classificação geral e retorna à Série Ouro em 2027, conforme o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
Em sua estreia na elite do carnaval carioca, a agremiação apresentou o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O desfile e a repercussão: A apresentação contou a trajetória de Lula desde a infância em Pernambuco, passando pela atuação sindical no ABC paulista até a chegada ao Palácio do Planalto. Alegorias também retrataram o impeachment de Dilma Rousseff e trouxeram críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, representado como o personagem Bozo.
O presidente assistiu ao desfile em um camarote do Sambódromo, sem participar diretamente da apresentação. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, acompanhou fora da avenida. A cantora Fafá de Belém participou como destaque em um dos carros alegóricos.
Após o desfile, partidos de oposição, como o Partido Liberal (PL), afirmaram que estudam acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob alegação de possível promoção pessoal com impacto eleitoral. Aliados do governo argumentam que a homenagem está protegida pela liberdade de expressão artística.
Classificação final: A campeã do Grupo Especial foi a Unidos do Viradouro, com 270,0 pontos. A Beija-Flor de Nilópolis ficou em segundo (269,9), seguida pela Unidos de Vila Isabel (269,9, após desempate). Também integraram o grupo das seis classificadas para o Desfile das Campeãs: Acadêmicos do Salgueiro (269,7), Imperatriz Leopoldinense (269,4) e Estação Primeira de Mangueira (269,2).
Na sequência ficaram: Unidos da Tijuca (268,7), Acadêmicos do Grande Rio (268,7), Paraíso do Tuiuti (268,5), Portela (267,9) e Mocidade Independente de Padre Miguel (267,4). Com o rebaixamento, a Acadêmicos de Niterói terá de disputar a Série Ouro e apenas a campeã do grupo de acesso garante vaga no Grupo Especial do ano seguinte.






