
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
A maior competição de inovação em tecnologia da área jurídica do mundo, Global Legal Hackathon, premiou duas equipes formadas por estudantes da Universidade Federal do Ceará e integrantes do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Instituição, no último domingo, 8, durante etapa local. A próxima etapa é a semifinal (virtual e internacional), onde as equipes HealthLaw e AccessLegal buscam vaga para a fase final da competição, em Londres.
A equipe HealthLaw conquistou o primeiro lugar na etapa local da competição e apresentou um projeto de aplicativo que, dentre outras funcionalidades, ajuda usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a identificar a disponibilidade de medicamentos em postos de saúde. Além disso, o recurso fornece orientações sobre como proceder caso o medicamento não esteja sendo ofertado.
A equipe AccessLegal, por sua vez, ganhou o prêmio de Inclusão da competição. O grupo criou um aplicativo que facilita o acesso de pessoas com deficiência auditiva à justiça. O AccessLegal funciona como uma espécie de “Uber” de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (libras). Quando o usuário procura a defensoria pública, ele é conduzido a uma tela interativa que o auxilia no agendamento de seu atendimento de acordo com a disponibilidade de intérprete.







