Fique por dentro das orientações para votação no segundo turno na pandemia. “Cortez responde- Eleições”

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Frederico Cortez é advogado, sócio do escritório Cortez&Gonçalves Advogados Associados. Especialista em direito empresarial. Graduando em Direito da Proteção e Uso de Dados pela PUC-MG. Co-fundador do Instituto Cearense de Proteção de Dados- ICPD-Protec Data. Consultor e editor de conteúdo jurídico do Focus.jor. Assessor jurídico na Secretaria de Defesa Social no município de Caucaia-Ce. Escreve o especial “Cortez responde- Eleições 2020”. E-mail: advocacia@cortezegoncalves.adv.br. Instagram: @cortezegoncalvesadv

Por Frederico Cortez
cortez@focuspoder.com.br

Olá amigos e amigas do Focus.jor. Hoje é o fim das eleições de 2020, com a votação de novos prefeitos que ainda estão disputando o segundo turno. As medidas sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus devem ser respeitadas e obedecidas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma séria de orientações que os votantes devem seguir e assim ficarem protegidos da transmissão da Covid-19.

São elas:

 O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos, sendo facultativo para os analfabetos e para os maiores de 70 anos, bem como para os eleitores de 16 e 17 anos.

 O horário de votação foi ampliado este ano: será das 7h às 17h. As três primeiras horas – das 7h às 10h – serão preferenciais para as pessoas com mais de 60 anos.

 O uso da máscara é obrigatório.

 Se possível, leve a sua própria caneta. As seções terão algumas de reserva, mas é melhor não arriscar. A recomendação da Justiça Eleitoral, específica para as eleições deste ano, visa evitar o compartilhamento de objetos e diminuir o contato dos eleitores com superfícies que outras pessoas possam ter tocado.

 O uso da caneta é apenas para o eleitor assinar o caderno de votação. Ela não deve ser utilizada na cabine de votação para tocar na urna.

• Você pode votar usando um documento oficial com foto ou ainda mostrar sua identificação visual por meio do aplicativo e-Título (opção disponível apenas para quem fez a biometria).

 Caso ainda não saiba onde vai votar, consulte seu local de votação aqui ou no aplicativo e-Título.

 Mantenha a distância de, no mínimo, um metro das pessoas e evite aglomerações. Está tudo devidamente marcado no chão, mas não custa fazer a sua parte.

 Para garantir mais segurança, o fluxo de votação nas seções mudou. Fique atento às orientações dos mesários. Eles estão lá para te ajudar.

 Se precisar, leve uma colinha (em papel) com o número do seu candidato.

 Higienize as mãos com álcool em gel antes e logo após votar. Fique tranquilo, pois as seções terão frascos de álcool em gel à disposição de todos.

 No local da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

 Segundo a legislação eleitoral, no dia da votação, é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

 Como última orientação, nada de selfie. Não é permitido usar aparelho celular dentro da cabine de votação. A proibição tem por intuito proteger o sigilo do voto. A Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) proíbe expressamente o ingresso, na cabine de votação, com celular, máquina fotográfica e filmadora. Por sua vez, a Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral) tipifica como crime eleitoral “violar ou tentar violar o sigilo do voto”. A pena para esse ilícito é de até dois anos de detenção.

Evite ficar nos locais de votação após finalizar seu voto. Terminou de votar, o caminho a seguir é o de casa.

Hora do conselho:  caros eleitores e eleitoras, mais uma eleição chega ao fim. O povo decidiu quem será o seu próximo (a) prefeito (a) e representantes nas Câmaras Municipais de seu município. A democracia é isso, participação popular direta. Em alguns locais do País, o número de infectados pelo novo coronavírus apresentou aumento significativo. Então, nada de ficar de papo com amigo ou vizinho após a votação. Uso de máscara e álcool e gel sempre, mantendo sempre o distanciamento. Boas eleições e até as próximas eleições com o “Cortez responde” no Focus.jor.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

Sombra ou fantasma: o que Cid Gomes realmente diz sobre Camilo deixar o MEC

Pesquisa Atlas: Lula não dispara, mas governa o tabuleiro; Veja os números

Como antecipado no Focus, Camilo sinaliza saída do MEC para liderar campanha contra Ciro; O que isso importa?

Deu no New York Times: A blindagem silenciosa das vacinas na velhice

Ibovespa rompe 166 mil e mercado compra a tese de virada política no Brasil

Ao lado de deputados evangélicos, Ciro assume candidatura ao Governo: “Vou cumprir minha obrigação”

Em dez pontos, Guimarães expõe o mapa de riscos do lulismo em ano pré-eleitoral

Brasília e Ceará entram em ebulição com articulação para Camilo na Justiça; Saiba causas e efeitos

Compromisso zero: a fala de Ivo que tensiona a base de Elmano

Governo puxa de volta 30% do Banco do Nordeste: ajuste técnico ou sinal de mudança maior?

MAIS LIDAS DO DIA

MPCE cobra protocolos de emergência em academias de Fortaleza

Aeroporto de Juazeiro do Norte supera meio milhão de passageiros em 2025

Exportações brasileiras de serviços atingem US$ 51,8 bilhões em 2025

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (02)

Justiça condena Pablo Marçal a indenizar Guilherme Boulos por fake news nas eleições de 2024

Romeu reabre trabalhos da Alece com “foco em interesse coletivo” e Elmano em defesa das “entregas” do Governo

MPCE cobra acessibilidade em obras e prédios públicos de Fortaleza

Pix fecha o cerco: dinheiro de golpes não “some” mais tão fácil

UFC recebe Selo Parceiro da Justiça 2025 pelo enfrentamento à violência contra a mulher