O fato: Em um acordo de R$ 1,4 bilhão (cerca de US$ 243 milhões), a gestora de investimentos Vinci Partners adquiriu o controle das operações brasileiras das redes Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill. Com a compra, a Vinci passa a ter 67% do capital dessas operações, enquanto a Bloomin’ Brands, atual dona das marcas, mantém 33%.
Perspectivas de expansão: Com o apoio da Vinci, a Bloomin’ Brands espera dobrar o número de restaurantes das redes nos próximos anos. Atualmente, o Brasil conta com 167 unidades do Outback, 17 do Abbraccio e duas do Aussie Grill. A Vinci já possui experiência no setor alimentício no país, com investimentos em marcas como Burger King, Domino’s e Camarada Camarão.
Estratégia de crescimento: A operação e a administração das redes de restaurantes continuarão sob a liderança da Bloomin’, com decisões estratégicas a cargo do novo conselho, predominantemente formado pela Vinci. Segundo Carlos Eduardo Martins, co-chefe de Private Equity da Vinci, o objetivo é manter o atual modelo de negócios, que se mostrou resiliente e lucrativo, enquanto se acelera o crescimento. “Não é fazer grandes mudanças, mas trazer ideias para continuar essa trajetória de crescimento e eventualmente acelerá-lo”, declarou Martins.
Digitalização e canal direto: Além da expansão física, há planos para acelerar a digitalização dos serviços das redes, incluindo a criação de um canal direto para pedidos de delivery, além dos atuais parceiros agregadores. A Bloomin’ já teve um desempenho positivo com o modelo de delivery, especialmente após a pandemia, e vê essa área como uma oportunidade de crescimento.
Plano de aquisição: O pagamento será feito em duas etapas: 52% na data de fechamento da operação e 48% no primeiro aniversário do acordo. A Vinci possui a opção de comprar a participação restante da Bloomin’ Brands no Brasil em 2028, permitindo que a gestora tenha controle total sobre as operações caso decida pela aquisição futura.