Governo do Ceará investe R$ 4,1 milhões em mecanização agrícola e beneficia 17 municípios

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Reprodução/Gov. Do Ceará

O fato: A agricultura familiar no Ceará ganhou um novo impulso nesta sexta-feira (25), com a entrega de 16 tratores e implementos agrícolas pelo Governo do Estado. A cerimônia, realizada em Fortaleza, contou com a presença da governadora em exercício, Jade Romero, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, além de prefeitos, lideranças políticas e agricultores de diversas regiões.

Os equipamentos beneficiarão entidades e prefeituras de 17 municípios: General Sampaio, Ipaporanga, Jaguaruana, Marco, Mauriti, Mombaça, Poranga, Potengi, Santa Quitéria, Salitre, Orós, Senador Pompeu, Quixeramobim, Morada Nova, Itarema, Deputado Irapuan Pinheiro e Massapê. O pacote inclui, além dos tratores, roçadeiras hidráulicas, distribuidores de calcário, pulverizadores, carretas agrícolas e grades.

Tecnologia para fortalecer a produção: Com investimento total de R$ 4,1 milhões, via política estadual de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola, a iniciativa busca garantir mais eficiência e produtividade no campo. “Estamos falando de tecnologia para melhorar a vida dos homens e das mulheres do campo e aumentar a produtividade, a qualidade dos alimentos da agricultura familiar. Além disso, temos o Garantia Safra e outros investimentos que fortalecem esse setor”, afirmou Jade Romero.

Associações fortalecidas: A chegada dos tratores vai transformar a rotina de centenas de famílias. Em Santa Quitéria, a Associação Comunitária do Assentamento Juá será uma das contempladas. Segundo Pedro Braga, agricultor de 70 anos e presidente da entidade, o trator beneficiará diretamente 200 famílias que cultivam milho, feijão, melancia, jerimum, sorgo e batata, além de criarem caprinos, bovinos e ovinos. “Esse trator vai ajudar nos trabalhos e atender à demanda das 200 famílias da comunidade e mais outras vizinhas. É muito importante para nós, para desemperrar algumas coisas e não parar, né?”, relatou.

Já no distrito de Mulungu, em Ipaporanga, a Associação dos Moradores estima um aumento de 38% na produção com a mecanização. “Não teríamos dinheiro para adquirir esse trator. Isso é um ganho para a nossa Associação e a gente só tem a agradecer”, afirmou Cleidiane Pereira, presidente da entidade.

Produção e renda no campo: O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, reforçou que a mecanização é um dos pilares para o avanço da agricultura familiar. “Diminui a força de trabalho e aumenta a produção de alimentos nos municípios, gerando oportunidade e renda para melhorar a vida dos homens e das mulheres do campo”, defendeu.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Série Protagonistas: Chagas Vieira, o interprete das ruas

Focus Poder inicia a série Protagonistas com o perfil de Chagas Vieira, o “interprete das ruas”

O “bolsa família” urbano: Lula ordena que ministro da Fazenda estude tarifa zero para o transporte público

Fortaleza desmontou um dos melhores sistemas de transporte urbano do Brasil

A articulação global da China que tem o Ceará como eixo estratégico; Por Fábio Campos

Pesquisa: Disputa pelo Senado expõe força de Cid Gomes, RC resiliente e a fragilidade do bolsonarismo quando dividido

Aprovação sólida mantém Elmano favorito a mais de um ano da eleição

Brasil tem 37,8% de trabalhadores informais; Saiba o tamanho da formalidade e da informalidade no Ceará

Com Camilo ao lado, Lula transforma aniversário de 95 anos do MEC em ato político

Bolsonaro antecipa o jogo e aposta em Tarcísio para 2026

A polêmica anunciada no entorno do Aeroporto Pinto Martins

A derrota da aberração: quando a política encontra seus limites

MAIS LIDAS DO DIA

O grito que antecipou o caos: “Brasil, mostra tua cara” revisitado; Por Luis Sérgio Santos

Dois históricos antibolsonaristas, Ciro e Tasso juntos no PSDB para construir aliança com a direita

A democracia é feita de povo, Nação e liberdade; Por Paulo Elpídio