Jaques Morelenbaum e Ricardo Bacelar lançam álbum ‘Aracati’, gravado no Ceará com parcerias inéditas e composições originais

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Divulgação

O fato: Aracati, álbum que une o renomado músico, compositor e arranjador Jaques Morelenbaum ao multi-instrumentista, compositor e produtor Ricardo Bacelar, tem seu lançamento marcado para esta sexta-feira, 29 de novembro, nas plataformas digitais. Gravado em apenas 15 dias, o álbum tem como cenário e inspiração a cidade de Aracati, no leste do Ceará.

Saiba mais: Ricardo Bacelar, anfitrião de Jaques durante a estadia, relembra a experiência: “Fiz um pequeno estúdio em um quarto da casa onde nos hospedamos: levei o piano elétrico, Jaques trouxe o violoncelo, e ficamos totalmente imersos naquele ambiente. Passamos uma semana em contato com as dunas, o mar e a paisagem única de Aracati. Conversamos, tocamos bastante e isso gerou muita inspiração para o álbum”.

Na semana seguinte, seguiram para o Jasmin Studio, em Fortaleza, para finalizar as gravações.

Aracati: A experiência em Aracati teve um efeito mágico sobre Jaques Morelenbaum, que observa: “Todas as composições surgiram inspiradas em momentos específicos que vivemos por lá. Como ‘Fogueira’, que foi composta em um evento na praia, quando uma grande fogueira foi acesa”.

“Sentimos a presença de Egberto Gismonti na música, principalmente por ser um baião. Naquele momento, Ricardo e eu ouvimos essa melodia na nossa cabeça”, continuou.

O tema ganhou um videoclipe, que será lançado junto com o álbum.

Parceria: Aracati, essencialmente instrumental, foi produzido a quatro mãos e reflete a identidade dos dois músicos. Jaques Morelenbaum, com uma carreira internacional ao lado de grandes nomes como Tom Jobim, Caetano Veloso, Marisa Monte e Sting, é um dos arranjadores mais respeitados da música mundial. Já Ricardo Bacelar, além de multi-instrumentista, cantor e arranjador, tem se destacado como produtor no selo Jasmin Music, com um catálogo que inclui artistas como Leila Pinheiro, Toninho Horta, Fagner e Flora Purim.

“Estou muito satisfeito com o resultado final de Aracati. É um álbum de parcerias inéditas e músicas que nós dois sugerimos para o repertório, e o resultado ficou lindo”, disse Bacelar.

Foto: Divulgação

As faixas: Além das três colaborações feitas em Aracati, o álbum traz outras faixas de destaque, como “Quando a Noite Vem”, a única música cantada do disco, parceria de Ricardo Bacelar com Giuliano Eriston; “Falésias”, composta por Bacelar em parceria com Luciano Raulino; e outras músicas que, embora já existissem, foram profundamente transformadas pela ambientação em Aracati. Bacelar ressalta: “Mesmo as composições anteriores ganharam novos contornos nesse contexto”.

Uma das parcerias inéditas que carrega diretamente a marca de Aracati é Milagres, inspirada em um episódio vivido por Jaques. “Fomos assistir ao pôr-do-sol em um canto isolado da praia. Deixei meus pertences em cima de uma pedra e, ao entrar no mar, a maré subiu e levou tudo, incluindo meu celular. Fiquei arrasado, até que Seu Lucinho, um morador local, resgatou meu celular do mar. Esse evento inspirou a música”, conta Morelenbaum.

Outra faixa que merece destaque é “Caminhos de Areia”, de Ricardo Bacelar, que ganhará um videoclipe após o lançamento do álbum.

Parceria: A colaboração entre Jaques e Ricardo teve início em 2022, quando se conheceram durante a gravação do álbum Andar com Gil, no qual Jaques participou ao lado de Gilberto Gil. No ano seguinte, gravaram juntos O Meio do Mundo, tema de Bacelar lançado como single.

Mais recentemente, Jaques participou do álbum Donato, de Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

GM vai montar elétrico Spark no Ceará: importante fato novo industrial — e ativo político para Elmano

“Vamos pra cima”: Elmano endurece discurso em meio à onda de violência no Ceará

AtlasIntel: entre criminalidade e economia estagnada, Lula vê erosão no apoio e avanço de Tarcísio

Chiquinho Feitosa reúne Camilo, Evandro e Motta em articulação para 2026

A disputa no Ceará e os passageiros do carro dirigido por Ciro Gomes

Do cientista político Andrei Roman (AtlasIntel): Lula não é favorito em 2026 porque perdeu o ‘bônus Nordeste’

Vídeo de Ciro no centrão: discurso contra Lula e aceno à centro-direita e centro-esquerda

O roteiro de conversas e articulações que aponta Ciro candidato no Ceará

O que você precisa saber sobre a venda da Unifametro para o grupo que controla a Estácio

Disputa entre Ceará e Pernambuco derruba comando da Sudene e escancara guerra por trilhos e poder no Nordeste

Guararapes, Cocó e De Lourdes têm a maior renda média de Fortaleza. Genibaú, a menor

Moraes manda Bolsonaro para prisão domiciliar após vídeo em ato com bandeiras dos EUA

MAIS LIDAS DO DIA

Fortaleza registra deflação de 0,07% em agosto com queda de energia e alimentos

Ceará inaugura terminal multimodal de cargas frias no Pecém com investimento de R$ 105 milhões

Quando o sentido chega depois; Por Gera Teixeira

E agora, Padre Melchior? Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

TJCE é destaque nacional no STJ: sete enunciados cearenses são aprovados no 1º Congresso da Corte judiciária

Tiro mortal em Charlie Kirk, aliado de Trump, expõe os EUA em transe

Alece aprova doação de terreno para hospital universitário da UFCA no Cariri

Sociedade do Cuidado: o peso invisível das mulheres em pleno Setembro Amarelo; Por Érica Martins

Turismo internacional no Ceará cresce 29,6% e atrai quase 70 mil visitantes em 2025