Lula critica decisão da Meta e defende soberania nacional

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O fato: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (9) o respeito à soberania nacional de cada país, ao comentar a decisão da Meta de encerrar seu programa de checagem de fatos e reduzir os filtros de conteúdos no Instagram, Facebook e WhatsApp.

Lula classificou a medida como “extremamente grave” e anunciou que o governo discutiria o tema em reunião ainda no mesmo dia. “Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade de um cara que comete um crime na imprensa escrita”, afirmou durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

Mudança na Meta e reação internacional: Na terça-feira (7), Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou que a empresa priorizará a “liberdade de expressão” em suas redes sociais, descontinuando o programa de checagem de fatos. Ele também mencionou a intenção de trabalhar com o governo Trump para combater ações de governos que tentem regular ou censurar empresas americanas.

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência, João Brant, criticou a postura da Meta, sugerindo que a empresa atuará politicamente contra políticas adotadas por países como Brasil e nações da Europa.

Já o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu com firmeza às declarações de Zuckerberg. “No Brasil, só continuarão a operar se respeitarem a legislação brasileira, independentemente de bravatas de dirigentes das big techs”, declarou Moraes, durante evento em memória aos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Soberania e regulação no ambiente digital: Lula destacou a importância de preservar a soberania de cada nação no ambiente digital. “Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação”, disse.

O presidente abordou o tema durante visita a uma exposição sobre os atos criminosos de 8 de janeiro e as fotos restauradas da galeria de presidentes da República, danificada durante as invasões às sedes dos Três Poderes. Acompanhado da primeira-dama Janja Lula e de integrantes do governo, Lula sugeriu incluir nos quadros informações sobre os períodos de mandato dos ex-presidentes para “contar a história” de cada um.

Debate global sobre regulação de big techs: A decisão da Meta levanta questões sobre a regulação de plataformas digitais em nível global. O Brasil tem defendido um ambiente online que equilibre liberdade de expressão com responsabilidade, destacando a necessidade de respeito às leis nacionais.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

86% dizem não à algazarra golpista de 8 de janeiro, diz Quaest

Fanatismo, mentiras e degradações

Taxarto: inadimplentes vão para a dívida ativa; Que tal um Refis para os cidadãos que se convenceram da “imoralidade” e “ilegalidade” da taxa do lixo?

Evandro Leitão envia projeto para extinguir Taxa do Lixo a abre mão de R$ 120 milhões/ano

Ajustes no secretariado de Elmano desvia gestão da rota do abismo

Leilão do autódromo do Ceará fracassa; Saiba os motivos

Fortaleza em xeque: O arrastão no apagar das luzes

Especial: Estudo conclui que Caatinga pode criar 465,8 mil empregos e produzir 7,4 milhões/toneladas de alimentos

O desafio de Elmano: reforma ou estagnação

Gestão Sarto desafina e samba na cara da cidade; Crítica de RC a Elmano perde o sentido

Série A do Brasil será a nova Premier League, diz The Economist; Ceará e Fortaleza estarão lá

Crise na saúde pública e falta de transparência: o medíocre fim da gestão Sarto

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeito de Moraújo nomeia noiva para secretária de Saúde e coloca familiares no governo

Avanço tecnológico criará 78 milhões de empregos até 2030, aponta estudo

Entidades criticam mudanças nas políticas de moderação da Meta

MPCE recomenda convocação imediata de aprovados em concurso de Guaraciaba do Norte

Brasil registra maior saída mensal de dólares da história em dezembro

Comércio varejista recua 0,4% em novembro

Lula critica decisão da Meta e defende soberania nacional

Investigado e monitorado por tornozeleira, ex-diretor da PRF assume secretaria em São José (SC)

Justiça arquiva investigação contra Gusttavo Lima e sócios da Vai de Bet por lavagem de dinheiro