Mark Schneider renuncia ao cargo de CEO da Nestlé após quase oito anos

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Nestlé. Foto: Reprodução

Mark Schneider, CEO da Nestlé, renunciou ao cargo após quase oito anos de liderança, marcando o fim de uma era para o maior grupo de alimentos do mundo. Ele será substituído por Laurent Freixe, atual vice-presidente executivo e CEO da região da América Latina, em meio aos esforços da empresa para reconquistar consumidores impactados pela inflação.

A transição ocorrerá em 1º de setembro, conforme comunicado divulgado pela Nestlé nesta quinta-feira (22). Freixe, de 62 anos, é um veterano da companhia suíça, onde trabalha há quase quatro décadas. Ele passou os últimos 16 anos no conselho executivo, com uma carreira que inclui a liderança das operações europeias durante a crise financeira de 2008 a 2014, antes de assumir o comando na América Latina.

Durante o início de sua gestão, Schneider, de 58 anos, foi altamente valorizado por investidores, especialmente ao responder ao ativismo do fundo Third Point com a venda de unidades não essenciais, como o negócio de saúde da pele, e ao focar na expansão de linhas de nutrição e bem-estar. No entanto, sua gestão enfrentou desafios significativos nos últimos anos.

Em 2023, a Nestlé registrou um prejuízo de US$ 2,1 bilhões em um investimento em um medicamento para alergia a amendoim. A empresa também sofreu com problemas de tecnologia da informação, que causaram escassez em sua unidade de vitaminas e minerais. Além disso, a fabricante do Nescafé tem lutado contra o crescimento estagnado nas vendas, especialmente nos Estados Unidos, onde os consumidores têm mostrado resistência ao custo elevado de produtos de marca após um período de inflação.

Desde que Schneider assumiu a liderança em 2017, as ações da Nestlé subiram 22%, desempenho que, embora positivo, fica aquém do crescimento de 44% alcançado pela rival Unilever no mesmo período.

O presidente da Nestlé, Paul Bulcke, destacou a “acuidade estratégica” de Freixe, sua “ampla experiência de mercado e especialização”, bem como seu “profundo entendimento dos mercados e consumidores”, como qualidades fundamentais para enfrentar os desafios futuros da companhia. Freixe terá a missão de revitalizar a confiança dos consumidores e impulsionar o crescimento da empresa em um cenário global desafiador.

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