
Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br
Novos serviços e atividades foram considerados essenciais pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após publicação no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 27. O objetivo é manter o pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos e bebidas, para assegurar o abastecimento e a segurança alimentar durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.
Após considerações, dentre elas, inúmeros relatos de dificuldades enfrentadas em alguns elos da cadeia, ficou acertado que “são considerados essenciais à cadeia produtiva de alimentos, bebidas e insumos agropecuários, dentre outros”, os seguintes produtos, serviços e atividades:
Transporte coletivo ou individual de funcionários destinados às atividades acima destacadas, sendo realizado por empresas de transporte público ou privado; Transporte e entrega de cargas em geral; Produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados.
Também ficou acertado como essencial a produção e distribuição de alimentos, bebidas e insumos agropecuários com especial atenção ao transporte e comercialização de produtos perecíveis; Vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias; Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais e outros serviços. A lista completa está disposta neste link.







