No Focus Colloquium, o publicitário Pádua Sampaio diz que a disputa por atenção nas campanhas políticas “beira a insanidade”

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Foto: Focus.Jor

O publicitário Pádua Sampaio, reconhecido por sua premiada atuação no ramo e como marqueiteiro de campanhas políticas, anaslisa as grandes mudanças que ocorrem no setor em função das novas tecnologias. “A disputa por atenção nas campanhas políticas beira a insanidade”, afirma.

Em 2024, por exemplo, ele observa que, com o aumento exponencial dos canais de mídia, independentemente do meio, a maneira como os políticos se promovem também evoluiu. Não exatamente para melhor.

“Embora a quantidade de informações disponíveis tenha se multiplicado, o espaço para a mensagem continua o mesmo”, explicou em relação ao trabalho de disputa por atenção. “O dia continua com a mesma quantidade de horas. Se o usuário não curtir, ele passa o conteúdo”, lembrou. 

Pádua pontua que é “compreensível, mas questionável, que muitos políticos se percam na busca por atenção, ultrapassando o limite do que é apropriado”. 

“A política é um campo sério e impacta diretamente a vida das pessoas. A necessidade de captar a atenção pode levar a excessos, e é crucial considerar o tempo de visualização do público”, destacou o especialista em relação ao trabalho que os pré-candidatos adotaram, com muito meme e dancinhas para viralizar.

“Por exemplo, um candidato se expõe por um minuto e quinze segundos, mas o público só assiste por quinze segundos. É importante refletir sobre o uso da imagem que está sendo projetada para pouco resultado”, apontou.

Para o cearense, a disputa pela atenção está chegando a um ponto crítico, “quase beirando a insanidade”: “É fundamental lembrar que um seguidor não se traduz em voto. O processo de tomada de decisão é complexo, e é necessário entender o que o eleitor”.

Veja a seguir o Focus Colloquium com Pádua Sampaio, que é articulista do Focus. Na conversa com o jornalista Fábio Campos, o publicitário discorre sobre a profissão, suas escolhjas, prémios, o que é a boa publicidade, a necessidade de conhecimento e estudo para o exercício da profissão e, por fim, o marketing em campanhas políticas.

Pádua Sampaio explica sua linha de produção e de Gilmar de Carvalho: “Ele era um poeta”

Pré-candidatos a prefeito em Fortaleza abusam dos memes, apostam na geração Z e travam “disputa” nas rede sociais

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

O jabuti obsceno de Sarto: licitação bilionária no apagar das luzes da gestão nocauteada pelos eleitores

Bom senso prevalece e UFC mantém nome de Martins Filho na Concha Acústica

Concha Acústica da UFC: homenagem ou revisão histórica?

André continua protegendo Inspetor, mas Capitão dispara a metralhadora

Desmonte: falta medicamentos no IJF e Ministério Público aciona Justiça

Parceira do Focus, AtlasIntel repete 2020 e crava resultado das eleições nos EUA

O Brasil de olho na PPP das Escolas em SP: Um passo à frente ou um retrocesso?

Morre o médico cuja invenção simples e caseira salvou a vida de milhares de crianças no Ceará

Efeito pedagógico da disputa de Fortaleza: futebol e campanha política não se misturam

Direita e centrão tomam capitais e empurram esquerda para o isolamento

“Inspetor Zambelli”, zonas de classe média e “envelhecimento” de André fizeram a diferença pró-Evandro

MP-CE recomenda suspensão de transferência de terras em Jericoacoara

MAIS LIDAS DO DIA

A persistência do engano; Por Paulo Elpídio de Menezes Neto

BNDES firma contrato para linha de crédito de R$ 2,7 bilhões voltada à reindustrialização e economia verde

Tenente-coronel usou dados de terceiros para planejar golpe de Estado, aponta PF

Câmara aprova regras para transparência e rastreabilidade de emendas parlamentares

O Google à sombra das acusações de destruição de provas

Preço médio de seguro de carros mais vendidos no Brasil registra queda em outubro

PF descobre plano golpista elaborado por militares e impresso no Palácio do Planalto

Empregos em tecnologia dobram em 10 anos, aponta FecomercioSP