Pesquisa: se a eleição fosse hoje, Capitão perderia para Cid, mas bateria RC e Mauro Filho

COMPARTILHE A NOTÍCIA

Cid, Wagner e RC. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focuspoder.com.br

Na disputa rumo ao Palácio da Abolição, o Instituto Paraná Pesquisas fez uma projeção com possíveis três cenários para a disputa de 2022. No primeiro cenário, Cid vence o Capitão por uma margem apertada. Quando Cid sai e entre RC, a vitória passa a ser do deputado federal, que mantém a dianteira sobre Luizianne e Mauro Filho no cenário seguinte. É neste hipotético cenário que a petista se sai melhor, alcançando o segundo lugar.

Cenário 1
No primeiro cenário, Cid Gomes (PDT), atual senador, venceria com 38% das intenções de voto. Capitão Wagner (PROS) chegaria na segunda colocação com 35,1%. Ou seja, uma diferença quase dentro da margem de erro, que é de até 2,5%. Em terceiro lugar aparece a petista Luizianne Lins, com 10,2%. Por fim, aparece Ailton  Lopes (Psol), com 0,7%. Brancos e nulos somariam 11,6%. Não souberam responder, 4,3%.

Atentem que Cid Gomes já declarou que não nutre intençõe eleitorais para 2022. O senador tem afirmado com veemência o seu desejo de não disputar novas eleições. Porém, isso não significa que deixará a política. Portanto, esse é um cenário improvável.

Cenário 2
Em um segundo hipotético cenário, desta vez excluindo Cid Gomes e incluindo o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), a configuração muda. Capitão Wagner passa ao 1º lugar com 39,1%. RC aparece com 24,1%. Luizianne Lins, 14,4%. Ailton Lopes tem 1,8%. Brancos e nulos somariam 15,8%. 4,9% não responderam.

Cenário 3
Nessa hipótese, RC é substituído por Mauro Filho (PDT). Capitão Wagner manteria o primeiro lugar ainda com mais folga, obtendo 42,8% das intenções de voto. Luizianne Lins subiria para o segundo lugar, com 20,9%. Mauro Filho ficaria em 3º, com 8,6%. Ailton Lopes tem 1,9%. Brancos/nulos 20,4%. Não souberam responder 5,4%.

O Paraná Pesquisas não informa quanto custou e nem quem pagou pelo levantamento. A essa altura, as pesquisas de intenção de voto servem muito mais para movimentar os bastidores e cumprir a função de termômetro do jogo. Falta mais de um ano para as convenções. Com um cenário nacional em ebulição, o retrato do momento tende  a ser diferente em 2022.

Metodologia
Para o levantamento, foram ouvidos 1.528 eleitores por telefone, com 16 anos ou mais em 84 municípios entre os dias 25 e 29 de junho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando o eleitorado dos municípios como base para essa seleção.

Na segunda etapa, a seleção dos entrevistados dentro do município, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/21.

 

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PPP do Esgoto no Ceará: R$ 7 bilhões para universalizar saneamento em 127 cidades

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

MAIS LIDAS DO DIA

Três conversas ouvidas na rua; Por Angela Barros Leal

Escola de samba é rebaixada no Carnaval do Rio após desfile em homenagem a Lula

Superávit dos estados cai ao menor nível desde 2014 com avanço de despesas e perda de fôlego do ICMS

Azul anuncia aporte de US$ 300 milhões com American e United para saída do Chapter 11

Donald Trump. Foto: Isac Nobrega/Agência Brasil

Suprema corte impõe dura derrota a Trump e redefine poder presidencial sobre a economia dos EUA