Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

PIB cearense cresce 2,42% em 2023 puxado pela agropecuária

COMPARTILHE A NOTÍCIA

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou crescimento de 2,42% em 2023, enquanto o resultado do Brasil ficou em 2,9%. O desempenho da economia cearense no quarto trimestre do ano passado apresentou uma expansão de 5,14% em relação a igual período de 2022, acima do nacional, que fechou em 2,1%. Ao comparar o quarto trimestre de 2023 com o terceiro trimestre do mesmo ano, o PIB cearense passou por elevação de 1,62%, enquanto o PIB brasileiro permaneceu estável, com 0,0%.

Dentre os três setores que compõem o PIB (Indústria, Serviços e Agropecuária), o melhor resultado no Ceará, em 2023, ficou com Serviços, que apresentou desempenho de 3,40%, superando o do Brasil, de 2,4%. O segundo melhor resultado foi o da Indústria, com 1,09%, ficando a Agropecuária com índice negativo, de -6,40%, enquanto o nacional foi de 1,6% e 15,1%, respectivamente.

A previsão do PIB estadual para 2024, de acordo com estimativa do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), é de 2,31%, índice superior ao previsto para o índice nacional, de 1,78%, segundo o Boletim Focus do Banco do Brasil. A estimativa inicial – de dezembro de 2023 – era que o PIB do Ceará atingisse, este ano, 1,91%, índice que, na época, também superava a previsão para o Brasil, de 1,50%.

Ao analisar as taxas de crescimento do Valor Adicionado por setores no quarto trimestre de 2023 em relação a igual período de 2022, o PIB cearense, que fechou em 5,16%, foi impulsionado pelo desempenho da Indústria, com 8,97%, bem acima da nacional, de 2,9%, seguido por Serviços, com 4,78%, também superior a do Brasil, de 1,9%. Já a Agropecuária estadual no período avaliado fechou negativo, com -4,74%, e o nacional em 0,0%. Na relação do quarto trimestre de 2023 com o terceiro trimestre do mesmo ano, os números são: Agropecuária, com 2,74%; Indústria, com 4,56% e Serviços, com 0,84%, enquanto no Brasil foram: -5,3%, 1,3% e 0,3%, respectivamente.

Os números da economia do Ceará de 2023 foram divulgados, na tarde de hoje, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, e contou com a participação dos titulares da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro, e da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Castro Pereira. A elaboração do PIB de 2023 contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.

ONZE ESTADOS CALCULAM O PIB

Além do Ceará, mais dez estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços e desagregados por suas atividades econômicas.
É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

Fortaleza: Assim como Quaest, Datafolha capta movimento antecipado pela Focus/AtlasIntel

Animado por pesquisas, Lula grava pra Evandro e agenda ato em Fortaleza

Nova Quaest mostra que Focus/AtlasIntel antecipa a dinâmica do voto em Fortaleza

A nervosa dança das pesquisas eleitorais em Fortaleza

Em educação, Brasil investe menos de 1/3 da média da OCDE

A preciosa leitura de Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, acerca da disputa de Fortaleza

É hoje: disputa de Fortaleza em estado de expectativa com nova pesquisa Focus Poder + AtlasIntel

Acaba a farra ESG enquanto a crise climática se agrava

A esquerda e o jornalismo estão tontos e não entendem fenômenos como Pablo Marçal

Focus Poder inova no Brasil com formato ‘Smart Brevity’ de notícias ágeis e diretas

Indústria dos “cortes” em vídeo: Lucro fácil, desinformação e realidade eleitoral paralela

Fortaleza: Assim como Datafolha, pesquisa Ideia diz que quase nada mudou em um mês

MAIS LIDAS DO DIA

Primeiro festival de filmes de formação, mostra Vento da Tarde, tem início no Cinema do Dragão

RioMar Fortaleza recebe exposição interativa sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Grupo cearense investe R$ 50 milhões em fábrica de ração no Piauí

O que se sabe sobre o possível retorno do X: Anatel investiga relatos de acesso à rede social

12º Bazar do Centro Fashion Fortaleza supera expectativas com crescimento de 40% no fluxo de visitantes

Tupperware entra com pedido de falência após 80 anos de operações

Ballet de Londrina apresenta espetáculo “Bora!” na CAIXA Cultural Fortaleza neste fim de semana

PL gasta R$ 2,7 milhões com candidaturas da família Bolsonaro nas eleições de 2024

Guanabara reforça frota em Sobral, Brasília e Goiânia com novos ônibus Double Deckers