Pix deve superar cartões de crédito nas compras online em 2025, aponta estudo

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PIX. Foto: shutterstock

O fato: O Pix está prestes a ultrapassar os cartões de crédito como a principal forma de pagamento nas compras online no Brasil já em 2025, de acordo com um estudo da Ebanx, divulgado nesta segunda-feira (9). O sistema, lançado pelo Banco Central em 2020, tem ganhado rapidamente popularidade por suas transações gratuitas e instantâneas.

Contexto: O estudo, realizado com base em dados da PCMI, aponta que o Pix deve representar 44% do mercado de pagamentos online até o final de 2025, enquanto os cartões de crédito terão uma participação de 41%. Essa projeção adianta em um ano o cenário anteriormente estimado, que previa a equiparação entre Pix e cartões apenas em 2026.

Até o final de 2022, cerca de 71,5 milhões de brasileiros foram integrados ao sistema financeiro por meio do Pix, e o Banco Central planeja lançar novos recursos, como o pagamento parcelado, o que poderá aumentar ainda mais sua competitividade em relação aos cartões de crédito.

Impacto no mercado: Os cartões de crédito, que detinham 49% do mercado de e-commerce em 2023, enfrentam uma tendência de queda, de acordo com o estudo. No entanto, a diretora de desenvolvimento de mercados para América Latina da Ebanx, Juliana Etcheverry, destaca que o Pix não deverá eliminar o uso dos cartões, já que o setor também está investindo em novas tecnologias para se manter competitivo.

Recorde de transações: O Banco Central informou que o Pix registrou 227,4 milhões de transações em um único dia na última sexta-feira, o maior volume já registrado desde o lançamento do sistema.

COMPARTILHE A NOTÍCIA

PUBLICIDADE

Confira Também

PPP do Esgoto no Ceará: R$ 7 bilhões para universalizar saneamento em 127 cidades

Genial/Quaest: Lula segue com desaprovação maior que aprovação e perde fôlego entre independentes

Lula lidera, mas Flávio encosta e vira principal rival, aponta Genial/Quaest; Polarização se mantém

Jogo aberto: PT acena ao centrão em movimento que mira a disputa do Ceará

Sánchez e a coragem de dizer o impopular; Veja instigante artigo do líder espanhol em defesa moral e econômica dos imigrantes

Cearense Pedro Albuquerque assume como CFO do Grupo Pão de Açucar

Pesquisa para o Senado: Wagner lidera em cenários movediços; Veja as simulações

Líder com folga em três cenários, Lula ancora o voto no Ceará

Nova pesquisa: Elmano lidera com a direita fragmentada e empata com Ciro em confronto direto

Série protagonistas: Romeu Aldigueri como fiador da estabilidade

A reorganização da direita e o estreito caminho até o centro

Luiz Pontes e o método do poder silencioso

MAIS LIDAS DO DIA

No data was found