
Equipe Focus.Jor
focus@focuspoder.com.br
A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo termina hoje, 13, com foco na imunização de crianças e jovens com idade entre de 5 e 19 anos. A vacinação é voltada para as pessoas que não tem nenhuma dose da vacina ou está com o esquema vacinal incompleto.
A imunização é a forma de prevenção mais eficaz para combater esta que é uma doença viral aguda, com elevada transmissibilidade e que pode acometer qualquer pessoa não vacinada. Todas as unidades de saúde dos municípios e no Centro de Saúde do Meireles disponibilizam a vacina tríplice viral, que protege a população contra o sarampo, rubéola e caxumba.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Com o retorno da doença, o Brasil perdeu o status de país livre do sarampo, concedido pela Organização Mundial da Saúde em 2016. A meta de vacinação contra o sarampo em 2020 é de 3 milhões de pessoas. Até o início de março, cerca de 29 mil pessoas com idade entre 5 e 19 anos já haviam sido imunizadas em todo o País. Neste ano, três crianças já morreram em decorrência da doença.
A segunda etapa da Campanha do Ministério da Saúde (MS) começa no dia 16 de março e vai até o dia 30 de abril. Nesta fase, serão imunizadas pessoas com idade entre 30 e 59 anos.
Leia Mais
+ MPCE cobra cumprimento das metas de vacinação em todos os municípios







