O fato: Fortaleza registrou um aumento significativo na taxa de positividade dos testes de Covid-19 realizados na rede pública de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o percentual de exames positivos saltou de 28%, entre 15 e 21 de novembro, para 42,7%, no período de 22 a 28 de novembro. A análise foi feita com base em 592 amostras coletadas por meio de exames RT-PCR.
Apesar de uma transmissão controlada no início do mês, o cenário mudou nas semanas mais recentes, com uma média semanal de 184 casos registrados.
Vacinação intensificada: Com o aumento nos casos, as autoridades municipais reforçaram as ações de vacinação contra a Covid-19. O imunizante SpikeVax, da Moderna, está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos e grupos prioritários em seis postos de saúde durante a semana e dois postos nos fins de semana.
Os horários de atendimento variam:
•De segunda a sexta-feira: das 8h às 18h30.
•Sábados e domingos: das 8h às 16h30 nos postos Pio XII (Regional II) e Mattos Dourado (Regional VI).
Para vacinação, é necessário apresentar documentos pessoais e, no caso dos grupos prioritários, comprovar a condição com laudos ou outros documentos específicos.
Endereços das unidades de vacinação:
•Regional I: Francisco Domingos da Silva (Av. Pres. Castelo Branco, 4759 – Barra do Ceará)
•Regional II: Geraldo Madeira Sobrinho – Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 – São João do Tauape)
•Regional III: Meton de Alencar (Rua Padre Perdigão Sampaio, 820 – Antônio Bezerra)
•Regional IV: Dom José Bezerra Coutinho (Rua Primeiro de Janeiro, 918 – Parangaba)
•Regional V: Rita Maria Lemos Coelho (Rua Geci Freitas Monteiro – Canindezinho)
•Regional VI: Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz)
Orientação à população: A SMS reforça a importância da vacinação e de medidas preventivas, como uso de máscara em ambientes fechados ou com aglomeração, para conter a propagação do vírus. A população é incentivada a completar o esquema vacinal e buscar os postos em caso de sintomas gripais.